Um projeto multidisciplinar está sendo desenvolvido na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com a proposta de captar o funcionamento das articulações e dos segmentos corporais de atletas e descobrir a possibilidade de melhoras no desempenho ou prever futuras lesões. Participam as faculdades de Educação Física e Ciências do Desporto (Fefid) e de Informática (Facin).
Chamado de Sistema de Análise do Movimento (Sisam), o estudo começou em 2009, com o desenvolvimento do software, e passou por aperfeiçoamentos em 2011. Depois de pronto, poderá ser utilizado para avaliar não apenas atletas, mas idosos, portadores de deficiências e pessoas que enfrentam alguma doença ou situação na qual o movimento esteja comprometido ou alterado.
O programa consiste em uma câmera de alta velocidade que capta vários quadros por segundo, gera uma imagem em câmera lenta e permite a análise com bastante propriedade. São colocados marcadores reflexivos nas articulações do indivíduo e, após a gravação, as imagens são digitalizadas e observadas para descobrir como pode ser feito o tratamento, com intervenções fisioterápicas ou exercícios.
- Corrigir gestos, prevenir lesões, melhorar o desempenho dos atletas, avaliar os efeitos de algum exercício, seja fisioterápico ou físico, e em diferentes ambientes são algumas das vantagens do uso do nosso sistema - destaca o pesquisador Rafael Baptista, da faculdade de Educação Física.
Conforme o pesquisador, o Sisam pode ajudar a perceber e acompanhar diversas melhorias a partir da prática de exercícios. Em 2012, o sistema deve ser aplicado em diversos estudos. Um deles fará a análise dos movimentos dos idosos que participarão de uma pesquisa sobre musculação e envelhecimento. A faculdade de Farmácia fará a análise da dosagem de substâncias. Outras duas pesquisas ocorrerão em parceria com o Centro de Microgravidade da Faculdade de Engenharia. Uma delas está relacionada com a Centrífuga Humana Movida pelo Exercício e a outra com Exercício em uma Câmara de Baixa Pressão Negativa.
Segundo Baptista já existem sistemas como este, porém são caros e difíceis de serem operados. O Sisam, explica, tem o objetivo de ser mais barato e poderá ser utilizado por diversos profissionais da área da saúde.
Trabalho multidisciplinar
Software desenvolvido na PUCRS poderá ajudar na avaliação de atletas
Programa poderá ser útil também ao tratamento de pessoas com dificuldades para se locomover
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: