Maior causa de cegueira reversível, a catarata responde por 48% dos casos de perda de visão no mundo e situa-se entre as especialidades da oftalmologia que vem avançando de forma mais acelerada no sentido de solucionar em apenas um procedimento, mais de um problema visual. O presidente da Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes de Lentes Intraoculares, Leonardo Akaishi, explica que a tecnologia vem mudando para melhor a realidade desses pacientes.
Akaishi explica que o único tratamento existente para reverter a perda de visão provocada pela catarata é a cirurgia de remoção do cristalino e sua substituição por uma lente artificial intraocular implantada por um procedimento que se chama facoemulsificação.
- Quando não tratada, a catarata pode levar à cegueira - alerta.
No entanto0, após a cirurgia, a visão é restabelecida e o paciente já constata os resultados antes de completar 24horas após a realização do procedimento.
Tipos de lentes
São várias as alternativas existentes para que a cirurgia de catarata seja a mais personalizada possível, adequada à rotina de cada paciente. Akaishi ressalta que há aquelas lentes indicadas para pacientes com histórico de Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI) na família; as que melhoram a visão ao entardecer e à noite; as que permitem visão equivalente a 30 anos de idade para longe; as que melhoram a visão para perto; as multifocais que corrigem aberrações periféricas e as que permitem boa visão para diferentes distâncias e as tóricas que corrigem o astigmatismo existente.
Estilo de vida
Os recursos oferecidos pela variedade de lentes se traduzem em maior benefício ao paciente, quando o oftalmologista leva em consideração o estilo de vida do portador de catarata, constata Akaishi. Ele comenta que as lentes devem ser programadas de acordo com os objetivos do paciente.
Se a pessoa dirige de dia, por exemplo, a lente indicada para o implante é diferente da sugerida para quem dirige muito à noite. Se o paciente gosta de jogar cartas, ler, distrair-se ou trabalhar em frente ao computador, praticar esportes sem óculos e sob quaisquer condições de luminosidade a indicação também tem suas peculiaridades.
As combinações de lentes intra-oculares de diferentes resoluções, são denominadas "mixing and matching". Trata-se de uma associação de lentes implantadas em substituição ao cristalino no ato da cirurgia para a eliminação da catarata e que, em 96% das vezes, também elimina a necessidade de óculos.
Cristalino opaco
A catarata caracteriza-se pela opacificação do cristalino, lente natural do olho que focaliza a luz conduzida até a retina para formar as imagens. O olho jovem permite este foco nítido. Com o passar dos anos, próximo dos 60, a luz já não chega tão clara e a visão fica borrada em consequência do amarelamento do cristalino. Este fenômeno é a catarata e faz com que os raios de luz se espalhem e alterem as zonas de foco.
Notícia
Catarata: especialista explica como procedimento simples pode reverter o quadro
Conheça o tipo de lente indicada para cada caso
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: