Morreu na noite desta segunda-feira (12) em Caxias do Sul, aos 69 anos, o radialista Jovino Nolasco de Souza. Com passagens como comentarista nas TVs Guaíba e Bandeirantes, ele trabalhava atualmente na Rádio Difusora de Bento Gonçalves como apresentador e comentarista. A prefeitura de Bento Gonçalves, onde ele atuou em diversos cargos públicos, decretou Luto Oficial de três dias nesta terça (13).
Conforme a prefeitura, Jovino Nolasco estava internado no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul. Ele estava hospitalizado havia alguns meses, depois de ter uma infecção, diversas paradas cardíacas e falência dos rins em decorrência de uma cirurgia na próstata. Nolasco morreu por volta das 23h.
Jovino Nolasco foi vereador de Bento Gonçalves entre 1983 e 1988. No governo municipal, ele foi secretário municipal de Turismo, da Cultura, e secretário de Governo, além de ter dirigido o Conselho Municipal de Turismo e presidido a Fundação Casa das Artes.
Nolasco também presidiu, por três edições, a Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), entre 1990 e 1992, e coordenou seis edições da Festa do Vinho e da Uva do Nordest (Vinhuva Fest), entre 1999 e 2011. Segundo a prefeitura, como escultor ele foi responsável pela imagem de Nossa Senhora da Uva, exposta em Flores da Cunha.
Em nota publicada na página da prefeitura de Bento Gonçalves na internet, o prefeito Guilherme Pasin classificou Jovino Nolasco como "uma pessoa iluminada, sempre disposta a fazer a diferença. Um homem, que apesar de pequeno no seu tamanho carregava um coração enorme e um pouco da história do nosso Município com ele. O dia fica mais triste com a perda do amigo. Mas que possamos lembrar e admirar o legado deixado por ele".
O velório ocorre na Sala B das Capelas São José, em Bento Gonçalves, e o sepultamento será às 15h30min no Cemitério Público Municipal Santo Antão.