Depois de um hiato de oito anos, a Festa Nacional do Vinho (Fenavinho)
de Bento Gonçalves deve voltar a ser realizada em 2019. O Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) coordena as tratativas para a retomada da festa que não ocorre desde 2011.
Conforme o presidente da CIC-BG, Elton Gialdi, as negociações com os credores da Fenavinho estão em fase avançada. A entidade ainda não fala em valores, mas o anúncio oficial deve ocorrer ainda em novembro, após todos trâmites legais e administrativos.
— Estamos realizando todos os passos com tranquilidade e seriedade, para que tudo aconteça da forma correta. Mas, estamos otimistas quanto ao resgate da Fenavinho em 2019 – explica Gialdi.
A Organização da Sociedade Civil de Interesse público (OSCIP) que controlava a marca Fenavinho até a sua última edição, em 2011, deve ser extinta e a tutela da festa deve passar para o CIC-BG.
Sobre o formato da nova festa, Gialdi afirma que em 2019 e em 2020 será feito um resgate da Fenavinho. Nesses dois anos elas devem acontecer em um escopo experimental para testar o melhor período do ano, as melhores atrações e o melhor formato da festa.
O formato definitivo deve ser apresentado em 2022, quando a festa passará a ser realizada a cada dois anos. O evento deve ser mantido no Fundaparque.