Aproveitando o sucesso da série de videogame, Street Fighter ganhou uma adaptação aos cinemas em 1994. Porém, as filmagens do longa foram calamitosas. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, publicada na última segunda-feira (16), o diretor Steven de Souza desabafou sobre as dificuldades em produzir o filme, como encarar desde um orçamento baixo e mudanças intermináveis no roteiro. Porém, o pior vinha de seu ator principal: o vício em cocaína de Jean-Claude Van Damme.
Escalado para viver o coronel William F. Guile em Street Fighter - A Última Batalha, o ator belga consumia cerca de 10 gramas de cocaína por dia da droga e gastava cerca de US$ 10 mil por semana para bancar o vício.
– Eu não podia falar sobre isso àquela época, mas agora eu posso: Jean-Claude estava fora de juízo pela cocaína. (...) O estúdio tinha contratado uma pessoa para tomar conta dele, mas, infelizmente, ela própria foi uma má influência – contou Souza.
Em seguida, o cineasta complementou:
– Eu não podia simplesmente sentar por algumas horas esperando por ele.
De acordo com Souza, Van Damme chegou a descumprir horários e viajar durante as gravações.
– Em duas ocasiões, os produtores permitiram que ele fosse a Hong Kong, e em ambas ele voltou atrasado. Às segundas-feiras, ele simplesmente nunca estava lá – relatou.
Hoje com 58 anos, o ator belga admitiu em seu reality show Jean Claude Van-Damme: Behind Close Doors (2011) que passava a maior parte do tempo fora de si nos anos 90. Segundo o astro dos filmes de lute, ele deixou de usar drogas sem ajuda de reabilitação ou terapias.