Referência do rock gaúcho, o músico e radialista Mutuca morreu na noite desta terça-feira (12), aos 71 anos. Carlos Eduardo Weyrauch foi vítima de um infarto. Segundo o relato de amigos, ele sofria de problemas cardíacos e foi encontrado em casa.
Com mais de 50 anos de carreira, Mutuca acompanhou o surgimento do rock gaúcho e passou por várias bandas em sua trajetória. Alphagroup, nos anos 1960, foi seu primeiro grupo, seguido por bandas como Barra do Porto (1975), Mutuca & Amigos (anos 1980) e Mutuca e os Animais (anos 1990). O álbum Hot Club, do selo Barulhinho, lançado em 1999, foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música nas categorias Cantor de Rock e Disco de Blues, contando com Paulinho Supekovia (guitarra solo), Sérgio Stoch (teclados), Lúcio Vargas e Duda Guedes (bateria). Mutuca ainda fazia shows com diferentes formações em bares e casas noturnas – em 2009, fez o show de abertura de Jerry Lee Lewis no Pepsi On Stage. Neste domingo, apresentaria-se em Porto Alegre no Bárbaros Cervejas Especiais, em Porto Alegre.
Além do palco, Mutuca também fez sucesso no rádio e foi dono do bar Rocket 88. Consolidou boa audiência com o Hot Club do Mutuca, na Ipanema 94.9 FM, que foi ao ar a partir de 1991 com uma programação incluindo rock, blues e folk – ficou mais de duas décadas à frente da atração . Também comandou recentemente um programa na rádio Unisinos. Atualmente, ele era o apresentador do programa Hot Club, na Dinâmico FM.
– Mutuca era um cara importante pelo volume de conhecimento e pela convicção do rock and roll. Ele transmitia isso com muita propriedade e muito humor também em seus programas na rádio. Conheci ele pelas músicas, pelo rádio, pelos programas na extinta Ipanema. Também tive a oportunidade de tocar com ele algumas vezes – conta o músico Frank Jorge.
Nascido em Porto Alegre em 1946, ele residia em Taquara, local onde se envolveu na cena de música local. Mutuca era vice-presidente da associação cultural Casa do Rock.
– Ele era um músico formidável, espetacular. Tinha intuição musical e muito conhecimento. Eu era um admirador do trabalho e acabei me tornando um grande amigo dele. Mutuca continua na ativa, tinha ensaio na banda na noite de terça – explica Kiko Sousa, músico e presidente da Casa do Rock.
O velório ocorre no Cemitério São Miguel e Almas, de Porto Alegre, desde o início da manhã. Já o sepultamento está marcado para as 16h.