O ator paulista Orival Pessini, criador de personagens como Fofão e Patropi, morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 72 anos. Segundo informações do UOL, o humorista estava internado no Hospital São Luiz, em São Paulo, e lutava contra um câncer no baço.
Orival começou sua carreira no teatro amador. Ele estreou na televisão em 1963, no programa infantil Quem conta um conto, na TV Tupi.
Leia mais
Nostalgia toma conta do universo das séries
Aos 90 anos, morre o Nobel de Literatura italiano Dario Fo
Nobel consagra Bob Dylan como gigante da música e da poesia
Seu primeiro sucesso televisivo foi quando interpretou os macacos Sócrates e Charles, do Planeta dos homens, atração exibida na Rede Globo de 1976 a 1982.
Em 1983, ele criaria e interpretaria o Fofão – personagem mais marcante de sua trajetória – para o programa Balão mágico, sucesso na Globo até 1986.
O personagem ganharia vida própria e seria transferido para a Band, onde estrelou o programa infantil TV Fofão até 1989. Também na emissora, Orival criaria o Patropi para a Praça Brasil.
Em 1989, Orival passou a integrar o elenco da Praça é nossa no SBT, onde lançaria o personagem Juvenal – conhecido pelo bordão "numa velocidade".
Além da TV e do teatro, Orival participou como ator e criador de figuras e bonecos para comerciais – como Jarrão da Ki-Suco, Tigre da Kellogg's, entre outros.