Vida e obra de Nico Nicolaiewsky ressoam cada vez mais. Nesta quinta-feira, as redes sociais receberam uma enxurrada de fotos e relatos sobre o artista, morto em fevereiro de 2014, por ocasião de seu aniversário – ele completaria 59 anos. Músicos como Thedy Corrêa, Arthur de Faria e Biba Meira manifestaram seu carinho pelo aniversariante.
Leia mais:
Espetáculo mantém vivo o legado de Nico Nicolaiewsky
Hique Gomez retoma personagem de Tangos & Tragédias em show
A ação foi estimulada pela viúva Márcia do Canto, a filha Nina e os amigos e parceiros musicais Cláudio Levitan e Fernando Pezão. O grupo, montado para preservar a memória de Nico, promoveu o uso da hashtag #24horasdenico, pedindo para que usuários do Facebook e de outras redes sociais a usassem ao compartilhar "frases, textos, músicas, impressões e memórias" sobre ele ao longo do dia.
– Existe o lado da dor de ele não estar mais aqui, mas eu e minha filha nos propomos a alimentar a alegria da existência dele, o talento, a espontaneidade e a competência, mais do que qualquer outra coisa. É um exercício bom para todos, expor um pouco da sua dor e do seu amor. Está sendo lindo – emociona-se Márcia do Canto.
Levitan avalia que a ação na internet pode envolver e atingir mais pessoas do que um show de tributo ou uma ação mais local:
– Achamos que fazer essa homenagem pela internet seria uma saída mais interessante do que um show. Além de ter custos maiores, uma apresentação é algo local, que atingiria apenas quem está mais próximo, mas a obra do Nico ultrapassa as fronteiras do RS e do país – explica Cláudio Levitan, amigo de infância e parceiro musical do homenageado em diferentes projetos.
Confira algumas homenagens: