A chegada de dias e noites quentes chama para passeios ao ar livre. Propostas de mobiliário urbano, como os parklets, são vistas em cidades europeias e, aos poucos, começam a tomar forma nas ruas da Capital – neste caso, no formato de um deque multifuncional, com espaço para 12 pessoas e estrutura para um pequeno palco.
Projeto das arquitetas Fernanda Hauser e Roberta Andrade e colaboração da acadêmica Viviane Garcia, este parklet é uma união do espaço público e do privado e está integrado ao trabalho realizado pelo trio para uma loja de conveniências, na Rua Padre Chagas.
– A estratégia em níveis visa dinamizar a superfície do equipamento urbano, propondo bancos e transformando-se em palco e plateia em eventos, valorizando o trabalho de artistas locais. O parklet tem o total de 7m x 2m e uma altura aproximada de 1,2m – explica Fernanda.
Entre as ideias, está o mobiliário básico fixo, garantindo maior segurança e menos chance de depredação. A área já apresenta iluminação pública durante a noite, conforme explicam as profissionais, que propuseram uma luminotécnica secundária e indireta, tornando o local mais atrativo – além de servir como sinalização para os pedestres.