As soluções da arquiteta Isadora Pereira, do escritório Estúdio Ipê, apresentam ideias que se entrelaçam e criam uma unidade informal. No apartamento para um jovem médico, a ideia era usar poucos e bons móveis e um clima despretensioso.
Logo quem entra, à esquerda, um jogo de encaixe chama a atenção e mostra como o clean pode surpreender. A bancada de apoio da churrasqueira, em basalto, é virada para a parede do home theater (e não para a sala) e serve como um volume estático para a mesa de jantar que, discretamente, fica mimetizada com o tampo de madeira e os pés de inox escovado.
Atrás do sofá, mais uma proposta em nome da praticidade: o nicho na parede permite que mesinhas laterais sejam dispensadas, ganhando em mais circulação. Ao lado, uma das portas do corredor está pintada de cinza, mantendo o estilo de continuidade da parede – o marmorato da Suvinil, em tom Prata, também foi aplicado em parte do rebaixo de gesso.
No quarto de hóspedes, usado como escritório no dia a dia, o aproveitamento de duas peças existentes do morador auxiliou na distribuição do espaço e norteou a profissional para a posição de mais armários.
A mesa de estudos e a cabeceira da cama, que inspirou a pintura da parede de fundo, são encimadas pelo aéreo com nichos e portas que auxiliam na organização. Para os estudos noturnos, a iluminação embutida se faz presente.
Circulação valorizada
Poucos e estratégicos móveis: o home theater ocupa toda a extensão da parede. Com o código Y148, a pintura verde é do catálogo da Sayerlack.
Nicho de apoio
A abertura atrás do sofá, revestida com melamina Freijó, da Masisa, dispensa o uso de mesinhas nas laterais do sofá e serve como um suporte para quadros.
Jogo de encaixes
Um volume de basalto, usado como apoio para a churrasqueira, tem continuidade esguia e leve com a mesa de tampo em melamina e pés de inox escovado, executados por Anderson Mahler.
A cor favorita do morador
Para a cozinha, foi eleita a fórmica líquida cinza (mais resistente que a laca) com acabamento fosco, para as portas com puxadores estilo cava.
Dois em um
O home office também é usado como quarto de hóspedes. A mesa e a cabeceira da cama já eram do proprietário, e a arquiteta Isadora Pereira desenhou o armário com nichos. Além da parede pintada de preto, chama a atenção a iluminação extra, que auxilia nos estudos noturnos. O acabamento Sucupira, da linha Essence, foi o escolhido para o piso vinílico da área íntima.
Sem obras
Para um detalhe personalizado, foi usada massa acrílica sobre parte dos azulejos e tinta preta. O quadro é da Contemporânea, e a melamina padrão Nova Imbuia.