A ampliação desta casa, em um condomínio fechado da região metropolitana, passa por diferentes conceitos. Preservação da construção original, que remete a casas de campo do interior, foi um deles. Mas também a ideia de praticidade se faz presente: com os módulos pré-fabricados de madeira pínus autoclavado, que chegaram prontos ao terreno, é possível transportar essa parte da residência para outro endereço ou, ainda, ganhar um segundo andar no futuro. Autora do projeto, a arquiteta Luiza Kroeff, que contou com a coautoria da arquiteta Luiza Burck, comenta a assumida inspiração nos contêineres:
– Também podemos relacionar ao jogo de legos.
As esquadrias são metálicas, e o preto coloriu janelas e portas. Uma varanda, onde fica um spa, foi planejada em uma das laterais, com uma pérgola com fechamento de vidro. A unidade entre os dois volumes fica por conta de escada, corrimão e guarda-corpo.
INTEGRAÇÃO NA ÁREA INTERNA
Como a casa preexistente tem apenas um dormitório, a nova área ganhou a atual suíte do proprietário. Mas esta não foi a única redefinição do layout interno. Agora, a área social, antes bastante compartimentada, está integrada, com execução de obra civil da empresa DR Engenharia.
Um dos visuais mais marcantes é o do escritório, que, após a retirada da parede, garantiu uma proposta de mezanino. A grande estante ao fundo valoriza ainda mais a nova altura conquistada, e faz o pano de fundo para uma área especial para o morador: mesa de sinuca bem ao lado da cozinha, onde ficam a churrasqueira e chopeira.
Para valorizar a arquitetura, as tesouras do teto foram preservadas, e os tijolos, pintados.
Caminho único
Para interligar os dois estilos, escada, corrimão e guarda-corpo foram pensados adotando o estilo mais fabril do ferro preto, também de acordo com as esquadrias da nova edificação.
O ano todo
No paisagismo projetado por Soraia Pereira, o fogo de chão é um dos destaques e permite o uso de área externa mesmo em dias mais frios.
Entrada reposicionada
Após o projeto, a porta principal da casa foi transferida para a nova construção, em um módulo menor. Assim, fica mais próxima das vagas para os carros.
Foco no lazer
A mesa de sinuca está posicionada ao lado da cozinha, agora em estilo americano, e do painel da TV. Os tijolos originais foram pintados de branco.
Visão panorâmica
Com a retirada da parede, o escritório ganhou um visual de mezanino. Para valorizar a arquitetura da casa, a iluminação extra está instalada em trilhos nas tesouras de madeira do teto.
Ligação com arte
O acervo de obras de arte do proprietário imprimiu ao hall um estilo de galeria. O piso é em madeira sucupira.
Nova suíte
O quarto do proprietário foi transferido para a nova área, e toda a marcenaria é em laca cinza e a lâmina padrão noce catedrale.