O visual do apartamento amadureceu com seu dono. Antes morada de um jovem estudante de Medicina, agora o imóvel é o lar de uma dupla de recém-casados, que uniu a rotina e deu uma nova identidade aos 64 metros quadrados.
O projeto dos arquitetos Daniel Dagort Billig, Guilherme Ferreira Nogueira, Maurício Ambrosi Rissinger e Tiago Scherer Fritzen, do escritório Oficina Conceito Arquitetura, apresentou entre as soluções uma integração da cozinha com a sala e a mudança na posição de porta de serviço.
– São transformações que dizem muito sobre a nova forma de viver do casal e também um jeito de morar contemporâneo – explica Maurício.
No piso, a opção pelo vinílico da Revitech, padrão Coração Negro, da Espaço do Piso, foi ao encontro do conceito de manter a unidade com a cozinha. Uma das características mais marcantes também são as cores na parede, ambas com tinta acetinada da Suvinil, em tons Céu nublado (o tom azul) e Cinza Elefante. Para a marcenaria sob medida executada pela Móveis Presença, da cidade de Estrela, o quarteto elegeu a melamina preta, o ferro e o compensado naval – este com uma melhor relação custo-benefício e, ao mesmo tempo, adequado ao estilo industrial do mobiliário. O cinza tendência também se faz presente no sofá modelo Milano, revestido por tecido de linho, da Brava Forma.
O forro de gesso ficou de fora, garantindo um visual despojado pelo uso de eletrocalhas aparentes. As luzes são de LEDs, um investimento inicial mais alto, mas que garante maior durabilidade e menor consumo com o passar dos meses.
Jogo de prateleiras
Para organizar e decorar, as prateleiras estratégicas fazem parte de uma marcenaria conceitual que abraça o volume de um dos quartos – e tem frentes para a sala e para o corredor.
Preto que faz a diferença
A parede ao lado da mesa de jantar, com pintura acrílica fosca preta, ganhou um lettering criado pela artista plástica Suye, com ateliê em Nova Prata. Na cozinha, atrás da pia chama a atenção a cerâmica Chez Moi Ciel Bleu, da Portobello. Nos móveis, o preto é uma melamina.
Um abraço na cama
Compensado naval com acabamento de uma resina compõe o grande móvel que tem início em uma mesa lateral, segue como cabeceira e termina como uma sapateira sob a janela – com 35cm de profundidade, o que não atrapalha a circulação.
Em conta
Banheiro novo sem obra. A metade superior da parede foi pintada, e os rejuntes limpos com Clean Max, um detergente para uso profissional da Portokoll. A bancada de mármore era preexistente, e um novo armário é compensado naval como na sala e no dormitório.