A estética deste projeto resume 2017. Mas também é feita para entrar em 2018 totalmente atualizada. E, por que não, estar na moda por muitas temporadas de décor. Com uma base neutra, o apartamento de dois quartos transformado em um após a integração do office com a sala é a prática morada de uma jovem professora.
O apego da proprietária por alguns móveis já faz referência ao hygge, estilo de vida escandinavo que estimula o uso de peças de família e com boas histórias em meio a novos itens atualizados. Este lifestyle foi muito citado em publicações de arquitetura e design nos últimos meses e ganhou adeptos. As arquietas Elisa Mendel e Raquel Greve, do escritório Particular Arquitetura, aprovaram a ideia.
– São peças, objetos e obras de arte que ajudaram a nortear algumas escolhas do projeto – conta Elisa.
Um trabalho detalhado de marcenaria foi feito na área do escritório, com área otimizada por uma grande estante, desenhada pelas profissionais após um levantamento minucioso dos itens que seriam guardados. O resultado são diferentes alturas de portas com abertura touch (sem puxadores ou cavas) e formatos de nichos abertos.
Feminilidade sem perder a proposta neutra
Além do cinza, que já é celebrado como o "novo preto", o rosa está presente na tonalidade goiaba da laca. Mais do que estar alinhada com a cartela do ano, a cor antecipa a aposta de especialistas para os próximos meses, a partir da chamada paleta Batom (com destaque para tons como ameixa e groselha). O golden bronze compõe com a gama rosada no lustre sobre a mesa de jantar. Feminino e poderoso.
Jogo de volumes
A cozinha da marca Florense norteou as formas da nova marcenaria da TV, em laca branca. Os negativos da placa que imita cimento delimitaram as alturas de nichos e gavetão.
Jantar enxuto, mas com estilo
O quadro de Eduardo Vieira da Cunha norteou o estilo do recanto, com mesa e banco sob medida com pintura em laca marrom e lustre cobre rosado da Essencial Iluminação
Home office na área social
O segundo dormitório está integrado à sala e tem como destaques a praticidade – mesa voltada para a TV – e a estante com a mescla de nichos abertos e portas. Tudo foi pensado conforme a necessidade de organização da casa – além de peças de escritório, itens como malas e objetos em geral são guardados no office
Rosa nos detalhes
Na foto ao lado, o interior do nicho com pintura em laca tom goiaba, da Suvinil, mostra a cor que deve permanecer entre as apostas de 2018. O quadro é da All Posters.
Fim da baguncinha
Embaixo do móvel da TV, um lugar é disputado nas gavetas. É ali que ficam os brinquedos de Vicky, a fofa Lhasa Apso, uma das moradoras do apartamento. Todos os dias, o pet escolhe o bichinho e, depois, tudo fica acomodado para não atrapalhar a circulação da casa.
Casa com histórias
As almofadas adicionam texturas ao living neutro e são criadas pela marca Verbo.