Quando pisou pela primeira vez naquele apartamento de 36 metros quadrados, o arquiteto e urbanista Daniel Bolson teve certeza que o local era pequeno demais para ele. Mas o preço acessível e a localização, na Rua Fernando Machado, convenceram-no de que valia a pena fazer uma grande reforma. Além de integrar a sala com a cozinha e a lavanderia, reduziu o quarto para aumentar a sala, atualmente com 4,80m por 2,50m.
– Optei por levar para o lado a parede do quarto, que uso só para dormir, e consegui ganhar 50 cm na sala. Num apê minúsculo como esse, faz diferença – conta o arquiteto de 31 anos que comanda o escritório Coletivo Par.
Bolson aproveitou para renovar a infraestrutura, já que o apartamento fica em um prédio dos anos 1970, com instalações hidráulica e elétrica antigas. Na decoração, as estratégias também priorizaram a amplidão, como as paredes pintadas de branco (Neve fosca, da Suvinil) e o chão sem textura, de porcelanato, que une os cômodos do apartamento.
– Usei muito branco e tons claros. A cor vem dos materiais, como a madeira, assim nada pesa e há uma sensação de poucas coisas. Minha inspiração veio da arquitetura brasileira, que valoriza a identidade dos materiais e muita natureza dentro de casa.
Daniel desenhou alguns móveis em laca cinza clara para acomodar o máximo de objetos, deixando os ambientes limpos. Ainda sim, precisou abrir mão de algumas coisas, como a mesa de jantar (as refeições são feitas na bancada da cozinha) e o guarda-roupa (usa só uma arara no quarto).
Clássico e aconchegante
A base neutra dá destaque às plantas na sala e na floreira da janela, além das peças-chave com ar retrô, como a cadeira Oscar (1956), de Sergio Rodrigues, e os pufes de couro e tricô.
Tudo escondido
Um móvel cumpre o papel de unir cozinha e área de serviço: o tampo de quartzo cinza claro acomoda pia, cooktop e tanque – abaixo, ficam o forno e a máquina de lavar roupas. As portas de correr veneziadas permitem a circulação de ar no móvel aéreo, que guarda um aquecedor e um varal. Um ripado de madeira preta esconde a lateral da geladeira.
Textura é permitida
Inspirado em antigas estações de metrô, o banheiro é revestido pela pastilha sextavada da Decortiles, com o rejunte escuro que realça o desenho. Ela está na parede e no chão para dar unidade. O espelho cobre um armário estreito que vai até o boxe para dar amplitude.
Minimalista
Para não ficar apertado, o quarto é básico. Para ampliar a sala, a parede do quarto foi movida, mas não totalmente: uma viga foi transformada em vantagem com a geração de uma prateleira alta.