O Guepardo, o novo aventureiro nacional para enfrentar qualquer terreno, está chegando. O veículo da Adventures Off-Road, do Ceará, foi desenvolvido por ex-engenheiros da Troller e está na fase final de testes. Com versões de dois e quatro lugares, será o primeiro modelo do seu segmento com ar condicionado. O preço do Guepardo não foi divulgado e o lançamento deverá ocorrer em setembro com a pré-venda para o público.
O novo Guepardo é um URV (Utility Recreational Vehicle - Veículo Recreativo Utilitário) para rodar em qualquer terreno. O diretor geral e idealizador da Adventures Off-Road, Clauder Ciarlini, explica que o veículo tem as características de um automóvel com motor convencional e transmissão manual.
O URV compete nos segmentos de utilitário esportivo, buggy, quadriciclo redesenhado (UTV) e jipe, embora não emplacado, pois roda em locais fechados como fazendas e trilhas. Segundo a montadora, o Guepardo possui todas as características de um veículo off-road com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares e também em pisos pavimentados.
O conjunto propulsor do Guepardo combina o motor Volkswagen 1.6 turbo de 121 cv e força (torque) de 18,45 kgfm como câmbio manual de cinco marchas e a tração integral 4x4.
O veículo pesa 1.250 quilos e o tanque de combustível tem capacidade de 40 litros.
Os testes finais do protótipo ocorrem no interior e litoral do Ceará e também em pista de Minas Gerais. Os primeiros veículos deverão estar prontos no início de setembro.
A suspensão é a alma de um URV
ENGENHEIRO MOACIR BRAGA
Os quatro ex-engenheiros da Troller, Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato, acreditam que o mercado do segmento do segmento do novo URV é bom e que o lançamento do veículo surpreenderá pela qualidade, segurança e desempenho, tendo em vista os que existe hoje à venda e são importados das marcas Pollaris (Estados Unidos) e Can-Am (Canadá).
Qualidade e segurança
- Os principais diferenciais do Guepardo são o baixo custo de manutenção, a confiabilidade do equipamento, a segurança, os equipamentos disponíveis e o nível de ruído interno. Utilizamos conceitos e práticas comuns na indústria automotiva para o desenvolvimento e validação do veículo – destaca o engenheiro Moacir Braga.
O motor Volkswagen turbo, segundo Moacir Braga, tem uma curva de torque adequada para esse tipo de aplicação. Além disso, a suspensão reforçada para qualquer terreno foi desenvolvida exclusivamente para o Guepardo.
Com 25 anos de experiência na área de Engenharia Automotiva, dois quais 23 na Troller, Braga foi o responsável pela engenharia veicular, concepção de protótipos, processos de validação e testes na extinta marca que teve as atividades encerradas com a decisão da Ford e suspender a produção de veículos no Brasil.
O engenheiro mecânico Thiago Holanda atuou de 2009 a 221 na Troller e tem experiência em desenvolvimento de protótipos, desde a concepção, impressão, criação de peças, até a implementação na produção na linha. Já o engenheiro elétrico Alexandre Frota entrou a Troller em 2009. Especialista na integração de sistemas elétricos no veículo, participou do primeiro T4 Ford/Troller e a modernização do veículo em 2014.
A equipe de desenvolvimento do Guepardo é completada pelo engenheiro de projetos automotivos, Carlos Renato que atua no setor por mais de 20 anos e também participou da modernização do Troller.