Com Priscila Nunes / Especial
Os componentes cromados externos e o interior sofisticado com revestimento em couro e detalhes marrom diferenciam a Ranch, a versão topo de linha da picape Toro ao lado da nova Ultra, em pré-venda. Rodamos 600 quilômetros com a Fiat Toro Ranch Diesel 2.0 Turbodiesel 4x4 AT9 tem preço sugerido de R$ 159.990.
O visual robusto da Toro é valorizado pela base do para-choque, barras do teto e as rodas de liga leve de 18 polegadas na cor prata lunar. Os retrovisores, estribos laterais, gancho de reboque removível e o santantônio cromados completam os detalhes. A Ranch conta protetor do vidro traseiro, soleira metálica exclusiva, para-barros dianteiro e traseiro e protetor do tanque de combustível.
O sofisticado interior da Ranch impressionou a jornalista Priscila Nunes que destacou a combinação dos componentes. “Ficou muito agradável, bonito e com efeito visual. Gostei do o revestimento dos bancos em couro e laterais das portas reforçado pelos detalhes na cor marrom escurecido”.
O logotipo da versão está gravado nos encostos dianteiros dos bancos em couro, nos tapetes de carpete, no console central e nas portas dianteiras.
O teto, colunas, alça de segurança, porta-óculos, para-sol, comando de luzes interna e parte inferior do painel e console tem revestimento escurecido.
As costuras são duplas nos bancos e laterais das portas
- Ficou perfeito o acabamento dos painéis das portas e apoio de braços em marrom escuro com com costuras também presentes no volante, cobertura do câmbio, freio de mão, na moldura do rádio, saídas de ar e alças da porta que refinam o interior – destacou Priscila.
O acesso por aproximação, partida por botão, volante multifuncional, quadro de instrumentos com tela em TFT colorida de sete polegadas e o o ar-condicionado é de duas zonas são os mesmos da Toro Freedom 2.0 AT9 4x4 S-Design que testamos recentemente – lembrou Priscila.
A central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque, comando por voz e interativa com Android Auto e Apple CarPlay traz GPS e mostra imagens da câmera de ré. O sistema de som conta com Bluetooth e entradas auxiliar e USB - disponíveis também para os passageiros do banco traseiro.
O conjunto propulsor é o mesmo da Volcano e da Freedom 2.0 AT9 S-Design. Como nas outras versões com o motor 2.0 diesel turbo, os 170 cv e força (torque) de 35,7 kgfm combinados com o câmbio automático de nove velocidades e tração integral atendeu às necessidades da picape de 1.700 quilos.
- Nas ruas e nas estradas, a Ranch rodou tranquila. Até porque muitos motoristas respeitam o seu porte. Nas arrancadas, ultrapassagens e retomadas de velocidade as respostas foram típicas de um motor motor diesel um pouco mais lentas mas sem comprometer o desempenho – lembrou a jornalista.
O consumo de foi combustível foi muito próximo da Freedom 2.0 AT9 S-Design.
Nossas médias ficaram de 9,6 km/l a 11,19 km/l, na cidade e de 15,7 km/l a 17,9 km/l e de 12,9 a 15,9 km/l nas velocidades constantes de 80 km/h e 110 km/h.
A direção elétrica, leve e precisa, transmitiu segurança e perfeito domínio da picape. A suspensão independente nas quatro rodas, do tipo multilink atrás, absorveu as irregularidades do pavimento sem transmitir vibrações para o interior. Nos trechos sinuosos e curvas acentuadas os controles de estabilidade e tração garantiram a estabilidade e manutenção da trajetória.
Conclusão: bem completa, a Fiat Toro Ranch Diesel 2.0 Turbodiesel 4x4 AT9 tem o visual e o interior diferenciados por detalhes que a referenciam como versão topo de linha. Como as demais versões, o conforto é semelhante ao de um carro de passeio para o uso urbano e na estrada. Na definição de compra, deve ser avaliada a relação custo/beneficio adequada ao uso.