Com PRISCILA NUNES / Especial
Um veículo com uma série de aperfeiçoamentos para otimizar o transporte rodoviário de médias e longas distâncias foi a proposta da Ford Caminhões ao desenvolver o Cargo 3031 8x2. Primeiro modelo da marca com o segundo eixo direcional, o novo produto amplia a renovação da linha de veículos de carga da marca norte-americana.
O novo Cargo 3031 8x2 amplia as opções da Ford no momento em que o mercado de caminhões retoma as vendas. O diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford Caminhões, Oswaldo Ramos, explica que a demanda reprimida e o custo de manutenção aliados ao bom momento do agronegócio estão estimulando as vendas.
Depois do registro de 153.140 unidades em 2013, as vendas despencaram para 50.323 caminhões em 2016. Em 2017 passaram para 51.561 unidades e neste ano a previsão é do crescimento de 40% e fechamento em 72 mil unidades. O segmento de caminhões com chassi rígido, no qual a Ford concentra a sua oferta, deve avançar 20% em 2018. Dentro do seu plano de crescimento, a marca já tem prontos os próximos lançamentos.
Com o Cargo 3031, a Ford avança na estratégia de negócios baseada em três pilares: produto, serviço e relacionamento. A marca norte-americana atua nos segmentos de semi-leves a extra-pesados com mais de 400 configurações de modelos das linhas Cargo e Série F para diferentes aplicações.
O Cargo 3031 8x2 está disponível com cabine simples ou leito, transmissão manual ou automatizada Torqshift e dois comprimentos de chassi: longo, com 5,30 metros, e extralongo, com 6,30 m. Pode ser equipado também com tanque de combustível simples de 275 litros ou duplo de 550 litros.
O peso bruto total homologado do Cargo 3031 é de 29 mil quilos e a capacidade técnica de 30.150 quilos. O modelo pode ser equipado com diversos tipos de implemento como baú, carga seca, sider, guindaste, graneleiro e tanque.
O conjunto propulsor combina o motor ISB 6.7 de 306 cv e força (torque) de 112,2 kgfm, com as transmissão manual de nove marchas ou automatizada Torqshift de 10 velocidades que dois modos de condução: Performance e Economia. Conta ainda com controlador eletrônico de velocidade, função Low, assistência de partida em rampa e indicador de marchas no painel.
O motor conta com tecnologia de emissões SCR (Redução Catalítica Seletiva), que favorece a economia e a performance. A transmissão do 3031 atua com comandos por cabo, o que, segundo o fabricante, oferece engates mais leves, suaves e precisos e operação silenciosa. Os freios ABS contam com distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
Na fase de lançamento, o Cargo 3031 8×2 tem programa de financiamento subsidiado, com entrada de 20% e pagamento em 48 meses com taxa de 0,96%. No crédito direto ao consumidor, a carência para o pagamento da primeira prestação é de 90 dias
A troca de óleo do motor do Cargo 3031 8x2 tem intervalo de 12 meses, ou 50 mil quilômetros para uso normal. O cliente tem ainda a possibilidade de pacote especial de manutenção com três opções de contratos Ford Service, incluindo revisões (Class), revisões e itens de desgaste (Plus) ou assistência completa (Prime).
Com os próximos lançamentos a linha Torqshift será duplicada incluindo quatro versões 4x2: Cargo 1419 Torqshift, Cargo 1519 Torqshift, Cargo 1719 Torqshift e Cargo 1933R Torqshift; e três versões 6x4: Cargo 2631 Torqshift, Cargo 3131 Torqshift e Cargo 3133 Torqshift.