Inspirada na F -150 Raptor - a poderosa versão fora-de-estrada da picape mais vendida nos Estados Unidos há mais de 30 anos -, a nova opção da Ranger, foi projetada para enfrentar trilhas e rodar na terra, na lama, nas pedras, na areia ou na neve com alto desempenho.
Desenvolvida para os mercados da Ásia-Pacífico, porte avantajado e visual robusto, a Ranger Raptor tem chassi, motor, suspensão e freios desenvolvidos pela Ford Performance para oferecer melhor comportamento em todo tipo de terreno. A frente é marcada pela grade dianteira com o nome Ford. Para-choques com ganchos de reboque duplos rebocam até 4,5 toneladas, na frente, e 3,8 toneladas na traseira. Uma chapa de aço de alta resistência com 2,3 mm de espessura protege o assoalho.
As dimensões da Ranger Raptor impressionam. São 5,40 m de comprimento, 2,10 m de largura e 1,87 m de altura. Para enfrentar qualquer terreno, a altura livre do solo é de 28,3 cm e os ângulos de entrada e saída de 32,5º e 24º. As rodas são de 17 polegadas com pneus todo-terreno 285/70 R17.
Sob o capô da Ranger Raptor, o motor 2.0 de quatro cilindros, diesel biturbo, de 213 cv e força (torque) de 51 kgfm atua com a transmissão automática de 10 velocidades. O chassi em ligas de aço de alta resistência conta com geometria especial para acomodar a suspensão reforçada. Os freios têm pistões duplos na dianteira, com discos ventilados de 332 x 32 mm, e discos ventilados de 332 x 24 mm com booster na traseira.
A Ranger Raptor tem sistema de gerenciamento de terreno com seis modos de direção selecionados por comandos no volante: dois para estrada (Normal e Sport) e quatro para fora de estrada. Neve/grama/cascalho, lama/areia, pedra e baja, que reduz a atuação do sistema de estabilidade e aumenta a resposta do acelerador para off-road em alta velocidade.