Nesta segunda-feira (4), a Volvo Cars anunciou que irá reduzir a velocidade máxima dos carros produzidos pela marca para 180 km/h a partir de 2020. A decisão leva em consideração o número de acidentes de trânsito ocasionados pelo excesso de velocidade.
Em nota, a empresa ainda ressalta um compromisso firmado pelo programa próprio Vision 2020, que tem como meta zerar a quantidade de pessoas mortas ou gravemente feridas em acidentes de trânsito. Para chegar ao resultado esperado, a Volvo está investindo em conscientização dos motoristas.
— A Volvo é líder em segurança, sempre fomos e sempre seremos — disse Hakan Samuelsson, presidente e diretor executivo. — Por causa de nossa pesquisa, sabemos onde estão as áreas problemáticas quando se trata de acabar com ferimentos graves e fatalidades em nossos carros. E enquanto uma limitação de velocidade não é uma cura para todos, vale a pena fazer se podemos salvar uma vida.
Além do excesso de velocidade, duas outras áreas problemáticas impedem a redução dos acidentes ocorridos com veículos da empresa. Uma delas é o uso da direção após consumo de bebida alcoólica ou outras drogas, razão que continua sendo uma das principais causas de mortes e lesões nas estradas.
A distração é outro problema, já que motoristas com a atenção voltada para seus celulares ou que não estejam totalmente concentrados em dirigir o veículo frequentemente se envolvem em acidentes, tornando essa outra das principais causas de fatalidades no trânsito.
A Volvo deve apresentar novas ideias relacionadas a essas duas questões em um evento especial de segurança em Gotemburgo, na Suécia, em 20 de março.