A Toyota já registrou o novo Land Cruiser no Brasil. A nova geração do utilitário poderia chegar ainda em 2018, mas, de acordo com a montadora japonesa, será trazida apenas uma unidade para testes. Caso fosse trazido, o modelo uma opção maior e mais cara ao SW4, cuja versão SRX turbo diesel chega aos R$ 247.160. Os preços, especula-se, ficariam mais próximos de astronômicos R$ 300 mil.
O carro poderia até repetir a motorização usada na Europa ocidental, o conhecido motor 2.8 D4D de 177 cv. Em outros mercados, como o Leste europeu, a Toyota oferece também o 4.0 V6 de 249 cavalos a gasolina. O câmbio é automático de seis marchas.
O estilo lembra o modelo trazido antes para o Brasil, contudo, a nova geração tem vincos mais marcados nas linhas e não exibe o estepe na tampa do porta-malas. Faróis e lanternas adotam estilo tridimensional, enquanto a grade ressaltada e protuberante reforça a imponência pretendida pelo modelo.
Há espaço suficiente para sete passageiros, acomodados em três fileiras de assentos. O interior é totalmente novo e traz a central multimídia de oito polegadas Toyota Touch, além de um display colorido de 4,2 polegadas entre os instrumentos. Entre os itens de série, o modelo pode trazer o seletor de modos de comportamento (Eco, Comfort, Normal, Sport S e Sport S+), que alteram parâmetros de resposta de motor, da direção, da suspensão adaptativa e até do ar-condicionado.
Para os saudosistas
O Land Cruiser promete ser um off-road à moda antiga. A Toyota faz questão de ressaltar que o jipe é o último da sua classe construído no método cabine sobre chassi. Mais fácil de manter e de reparar em caso de danos, a construção reduz a torção da carroceria e isola a cabine na hora de passar por buracos e estradas irregulares. Há tração 4X4 temporária (traseira em condições normais) com reduzida.