Um dos carros mais famosos do mundo, o Fusca se aposentou pela primeira vez em 1986, após 27 anos no mercado como o “carro do povo”. Desde então, foram duas novas versões, mantendo o design arredondado e o tamanho enxuto, mas substituindo a essência de automóvel bronco pela imagem de luxo. O “Beetle” que se despede agora, aliás, não tem nada de popular: em sua terceira geração, o cupê vinha importado do México, com tabela partindo de R$ 124.700.
Vendido no Brasil desde 2012, esse último Fusca tem motor 2.0 TSI de até 211 cv e câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e seis marchas. O conjunto permite ao carrinho um desempenho digno de esportivo: aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e 224 km/h de velocidade máxima.
Típico modelo de nicho, o Fusca moderno tinha itens como central multimídia com navegador GPS, airbags frontais e laterais, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, bancos de couro, assistente de partida em rampas, teto solar e ar-condicionado digital de dupla zona.
Ainda especula-se que o modelo ressurgirá em uma quarta geração, totalmente elétrica.