Bastante conhecido no mundo da duas rodas, o fotógrafo Idário Café estará hoje em Porto Alegre para falar e mostrar parte da cobertura feita recentemente no Rally Dakar, o maior evento do gênero no planeta, que percorreu cerca de 9 mil quilômetros entre Argentina, Paraguai e Bolívia e terminou neste domingo. É possível conferir ainda a African Twin 1000 usada por ele. O evento começa às 17h na Turbo Moto (Avenida Farrapos, 404, Bairro Floresta).
– Foi uma aventura incrível. Além de ver de perto a maior competição off-road, deixou claro a capacidade da CRF 1000 L Africa Twin de enfrentar qualquer dificuldade. Ela realmente nasceu com o espirito True Adventure – assegura o motojornalista.
O teste foi, sem dúvida, o maior já feito com a moto trazida ao Brasil este ano pela Honda. O modelo tem forte ligação com o Dakar, já que na década de 1980 venceu três vezes a competição. Acostumado a grandes viagens, o paulista Idário Café conta que os preparativos para acompanhar a prova foram feitos em cerca de um mês, e a viagem tem duração de 21 dias.
Com equipamento fotográfico, roupas para calor e também para o frio, o piloto deixou a capital paulista no dia 28 de dezembro com destino ao Paraguai, país onde, pela primeira vez, ocorreu a largada do Dakar. Ele pernoitou em todas as cidade em que o rali acampou – a cada noite, uma cidade diferente. Na região do Valle del Chaco, na fronteira enter Paraguai e Argentina, a temperatura beirou 50 graus. Já na fronteira entre Argentina e Bolívia, ele encarou 6 graus, com direito a chuva e neve em Potosí e Uyuni.
O rali deste ano teve várias dificuldades e algumas etapas foram canceladas. Café conta que a fase de retorno à Argentina foi a mais difícil da viagem. Com as fortes chuvas e deslizamentos, a Rota 9, principal caminho entre La Quiaca e Salta, ficou fechada e obrigou a trupe a um desvio de 330 quilômetros, por terra. O fotógrafo teve de rodar até as 4h30min para chegar ao acampamento.
Já no domingo, Café começou o caminho de volta para São Paulo, passando por Montevidéu. A entrada no Brasil foi pelo Chuí, e amanhã ele pretende chegar a São Paulo.