FACTOR: 125cc INJETADO E FLEX
Adeus, carburador. A Yamaha deu fim a sua última street carburada no Brasil. A YBR 125 deixa a linha de produção e dá lugar à bem mais moderna Factor, de mesma cilindrada, mas agora com propulsor injetado e flex.
Visualmente, ela muda pouco em relação à Factor 150. Mas em comparação com a YBR, a boas diferenças. A começar do motor, que agora ceita gasolina e etanol. A Yamaha garante que seu sistema de fundição Cooper Grip proporciona melhor dissipação de calor ao o monocilíndrico com comando simples (SOHC) e arrefecimento a ar, que entrega 11,1cv de potência e 1,16 kgfm de torque. Um dos pontos fortes é a autonomia, pois com um tanque de 15,7 litros, é possível rodar perto de 500km. Disponível somente na versão ED, já com rodas de liga e freio dianteiro a disco, a Factor 125 Flex custa R$ 7,4 mil (fora o frete) e oferece garantia de três anos, além da revisão com preço fixo até a sétima manutenção (30 mil km). Será fabricada nas cores vermelha (Red Hot) e preta (Preto Eclipse).
Montada sobre um quadro tipo diamante feito em aço, a Factor 125i traz um conjunto ciclístico bastante equilibrado. A suspensão dianteira com garfo telescópico permanece com curso de 120mm. Na traseira, segue o sistema bichoque, com 111mm de curso na roda e molas com acionamento progressivo. Os freios também não tiveram alteração: disco de 245mm na frente e freio traseiro a tambor. O painel digital vem com odômetro e traz a função ECO, que ajuda numa condução econômica.
FAZER: 150cc AGORA FREIA MELHOR
A Fazer 150 ganhou a sigla UBS. A sigla significa Unified Braking System, o sistema de freios combinados recém-criado pela fábrica japonesa. Funcionada seguinte forma: ao pisar no pedal que aciona o tambor traseiro, parte da força é transferida para a roda dianteira. Ou seja, é como se o piloto também apertasse o manete do freio dianteiro – que, no caso, é a disco e bem mais potente.Segundo a marca, o sistema garante frenagens mais eficazes e equilibradas.
Basicamente, o dispositivo distribui a força de frenagem entre o freio dianteiro e o freio traseiro, como acontece na concorrente CG 160 CBS e em várias outras motos.
O aumento na segurança, em exaustivos testes de diferentes montadoras, é inegável. Deve ajudar, principalmente, os condutores menos experientes, que têm dificuldade em dosar a força nos dois freios. Mas mesmo mistas experientes se beneficiam pelo sistema, bastante preciso.
Lançado como 2017, o modelo será fabricado em quatro opções de cores: azul, branca e magenta metálicos e preto fosco. O restante da motocicleta manteve as mesmas características da geração atual. No design, a única novidade são os grafismos – o completo painel com velocímetro digital e conta-giros analógico permanece. Na parte mecânica, nenhuma novidade: o motor segue o mesmo monocilíndrico de 149,3cc, capaz de gerar 12,4 cavalos de potência a 7.500 rpm e 1,295kgfm de torque a 5.500rpm.
A Fazer 150 UBS já está disponível na rede Yamaha com preço sugerido de R$ 9,6 mil (sem frete). A garantia de fábrica é de três anos.