Motor 1.4 16V turbo de 167 cv e 1.164 quilos: é difícil começar a pensar na avaliação do Fiat 500 Abarth sem citar este conjunto. O baixinho invocado tem outros pontos positivos, claro, mas é a partir dessa característica que ele se torna atrativo, principalmente para quem gosta de acelerar.
Do 500 convencional, tem apenas o visual externo - com a logo da Fiat dando lugar a um escorpião, símbolo do conceito Abarth. Na parte de dentro, ganha esportividade com o conjunto dos bancos. Mas o preço salgado diminui bastante o entusiasmo com a esportividade do carrinho: R$ 94 mil. A versão testada, com teto solar elétrico e som Beats, chega a R$ 100,2 mil.
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O Abarth vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos com o modo Sport acionado e chega à máxima de 214 km/h. A suspensão acertada - independente na dianteira e eixo de torção na traseira - é mais dura, mas não compromete o passeio pela cidade. Nas curvas com o baixinho, firme e sem escapar, a experiência é interessante, um sonho para quem tem a possibilidade de andar em uma pista fechada. Por outro lado, em ruas esburacadas e lombadas, se o motorista não toma cuidado, qualquer buraco faz o carro arrastar no chão.
Em cerca de 700 quilômetros com o modelo, entre Florianópolis e a região Norte de Santa Catarina, a grande parte do trajeto foi em rodovia. A conclusão é que ele não é um carro para viajar. O cockpit é pequeno para duas pessoas mais altas. Nem pensar em colocar mais duas pessoas no banco traseiro: é claustrofóbico.
Experiência turbinada
Mas isso não tira a sensação boa ao ouvir o ronco do motor. Quando acionado o botão Sport, o carro é outro e o painel faz questão de avisar para o condutor, com pequena mudança na tela do velocímetro, por exemplo. Mas a modificação não é só para deixar mais bonito: o volante enrijece, o pedal do acelerador fica mais sensível e a pressão do turbo é alterada.
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Entre os itens que mais chamam a atenção no interior do 500 Abarth estão os bancos revestidos em couro de encostos que abraçam o motorista, pedais esportivos de alumínio e o painel com cluster digital de TFT. O volante, embora tenha toque esportivo, é muito grande. As costuras vermelhas também são destaque no escorpião.
Ficha técnica
Motor: 1.4 dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, comando duplo, turbo, gasolina
Potência: 167 cv a 5.500 rpm
Torque: 23 kgfm entre 2.500 e 4.000 rpm
Transmissão: manual de cinco velocidades
Pneus: 195/45 R16
Medidas e peso: 3,667 metros de comprimento; 1,627 metro de largura; 1,49 metro de altura; 2,30 metros de entre-eixos; 1.164 quilos de peso
*Zero Hora