Duas novidades devem agitar o segmento das picapes até o final deste ano. Mais do que lançamentos, Renault e Fiat querem criar uma nova categoria de comerciais leves, que vem sendo chamada de picapes médias.
Seriam intermediárias entre as compactas, como Fiat Strada - líder do segmento -, Volkswagen Saveiro e Chevrolet Montana, e as grandes, como Chevrolet S10, Toyota Hilux e Ford Ranger. As montadoras reforçam a ideia de um carro com espaço e conforto para os ocupantes e caçamba para levar muita bagagem.
Os carros brasileiros mais baratos para manutenção
Rastreador pode reduzir preço do seguro automotivo
Renault Duster oroch
Previsão de lançamento: setembro
- O modelo fez sua estreia junto ao público brasileiro como show car, em outubro de 2014, no Salão do Automóvel de São Paulo. Em junho deste ano apareceu já em versão de produção no Salão de Buenos Aires.
- A picape é baseada no utilitário esportivo Duster, que empresta não só a plataforma, mas também o "sobrenome" do comercial leve.
- A Renault não confirma, mas a expectativa é que a picape média tenha as mesmas opções de motor do SUV, o 1.6 16V de 110 cv (gasolina) a 115 cv (etanol) e o 2.0 16V de 143 cv (G) a 148 cv (E). O modelo também deverá ter opções de tração 4x2 e 4x4.
- A Oroch é cabine dupla, com quatros portas e assentos para cinco ocupantes.
- O conceito do veículo é trazer o conforto de um SUV com a capacidade de carga de um comercial leve.
- A caçamba tem 1,35 metro de comprimento e capacidade para 683 litros.
- A nova picape será fabricada em São José dos Pinhais (PR).
Fiat Toro
Previsão de lançamento: último trimestre
- Assim como a futura rival, a Toro estreou no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro passada. Na época, foi apresentada como o conceitual FCC4 - Fiat Concept Car 4, ou carro conceito da Fiat. Era descrito como um exercício de design da equipe latino-americana da marca, e visto como mistura de cupê com utilitário.
- O nome Toro foi vazado à imprensa, mas não está oficialmente confirmado pela montadora.
- As linhas roubustas e o espírito aventureiro estão entre os detaques observados no conceito.
- Na versão conceitural, a Toro tinha 5 metros de comprimento, 1,94 metro de largura e 1,60 metro de altura.
- As projeções indicam que o modelo terá opções de motor 1.8 de 130 cv (gasolina) a 132 cv (etanol) e o 2.0 de até 170 cv.
- A Fiat não confirma, mas possivelmente o modelo médio será produzido na fábrica da Jeep em Goiana (PE).
- É do utilitário esportivo Jeep Reneage que deve ser emprestada a plataforma da nova picape média Fiat.
*Zero Hora