O jogo era amistoso, mas Brasil e Argentina, quando se enfrentam, é como se valesse título de Copa. Neste encontro em pleno inverno de 2017, o Brasil demonstrava o mesmo interesse de sempre. A Argentina, entretanto, via a partida como um marco na sua luta por vaga para a Copa da Rússia. Precisava vencer para devolver aos argentinos a confiança que andava sumida.
Messi, na véspera do jogo, arriscara uma provocação: "Acabou a era de vitórias brasileiras. Não somos a Alemanha mas não deixaremos por menos que uma goleada". Assim as duas seleções foram para o campo. A etapa inicial terminara empatada sem gols.
Leia mais:
Sem Neymar, Tite convoca Seleção Brasileira para encarar Argentina e Austrália em amistosos
Wianey Carlet: já imaginaram como vai ser o encontro de Taison com Messi?
Tite exalta chance de enfrentar a Argentina: "Não tem jogo amistoso"
Veio o segundo tempo e a Argentina jogou-se inteira para o campo de ataque. O Brasil se defendia e já chegava aos 30 minutos da etapa final quando Tite virou-se para os reservas e mandou Taison ir para o aquecimento. Dois minutos depois o garoto de Pelotas estava em campo. Mais três minutos e a bola não tinha chegado ao ataque.
Taison, então, decidiu. Recuou até a intermediária brasileira e colocou-se para receber o passe de Paulinho. A bola chegou macia e adormeceu no pé direito de Taison. O atacante ergueu os olhos e disparou. Desviou de um argentino e seguiu em alta velocidade. Tinha ultrapassado o grande círculo, quando percebeu que no seu trajeto se atravessava Messi.
Taison podia desviar, mas decidiu investir sobre o craque argentino. Messi preparou-se para desarmar o rival, mas quando Taison se aproximou, o argentino só teve tempo de ver a bola sendo tocada para o seu lado esquerdo, enquanto Taison voava pela sua direita. Dois metros adiante dominou a bola e completou uma meia-lua perfeita.
Messi tomou-se de fúria e avançou. Taison esperou e, quando o rival estava a um passo de distância, ergueu a bola com a ponta da chuteira e fez a bola roçar a franja de Messi. Não deixou a bola cair no chão. Com o pé direito, colocou a redonda a sua frente e zarpou na direção do gol.
O goleiro avançou e a torcida ficou em pé. Não sentou nem quando a bola tocou as redes argentinas. Gol do Brasil! Gol de Taison! Tomei a taça na mão e sorvi um gole de vinho tinto. Estava esperando por este gol desde 28 de maio de 2009.