Levando em conta os diagnósticos dos últimos tempos, o Grêmio deu mole e fez "nana, nenê" no Chile. Foi uma das piores atuações do Grêmio neste ano. Nada funcionou. E ainda teve uma arbitragem que marcou um pênalti que não existiu e uma falta fantasma que acabou resultando no segundo gol do Iquique.
Os erros do apitador podem ser reivindicados como causa da derrota, mas o desempenho gremista foi de chorar. E não foi em uma parte do jogo, foi o tempo inteiro. Lucas Barrios fez a sua lição, marcou o gol de abertura. Mas o time não ajudou.
Leia mais:
Grêmio perde para o Iquique e adia classificação na Libertadores
Renato deixou Arthur no banco de reservas e escalou Jailson por alguns centímetros a mais de altura. Foi um desastre. Entretanto, nada foi pior do que Luan. A excelente qualificação técnica do jogador não foi suficiente para superar o seu desinteresse. Não jogou nada, simplesmente.
No final do jogo, o time chileno ainda perdeu duas oportunidades para aumentar o tamanho da sua vitória. Menos mal para o Grêmio que o grupo é tão fraco que, mesmo perdendo, a classificação do Grêmio continuou quase assegurada.