O mais difícil já foi feito pela direção do Inter. A manutenção de jogadores importantes do elenco deixou a torcida confiante para temporada que está começando. É uma forma de facilitar o trabalho do técnico Roger Machado, que pode dar sequência ao que realiza desde julho do ano passado.
É uma das melhores características que um time pode ter para ser competitivo ao longo de um ano: continuidade. Trocas significativas pedem tempo para que as novidades consigam se encaixar e entrosar. E nem sempre esse processo é tranquilo.
A partir da superação de expectativa, o clube procura formas de reforçar o elenco nesse primeiro semestre. A competitividade do mercado de transferências é forte. No contexto do futebol brasileiro, é complicado disputar contra times de orçamento gigantesco.
Naturalmente, os melhores jogadores ou os mais cobiçados acabam indo para equipes que conseguem pagar salários altos e multas milionárias. Foi com essa mentalidade que o Palmeiras cogitou contratar um atleta da Premier League. Algo impossível para a realidade do futebol brasileiro.
Por conta disso, o modelo das contratações do Inter é baseado em criatividade. Jogadores talentosos que não passam por um bom momento ou contratos em fase de encerramento estão no radar colorado. Wesley é o principal exemplo.
Por enquanto, os nomes anunciados foram Vitinho e Ronaldo. São nomes que geram mais opções táticas e técnicas para Roger. Porém, são posições bem servidas dentro do elenco. No ataque, Wesley e Wanderson são os principais nomes pelo lado do campo. Entre os volantes, Bruno Henrique, Rômulo, Fernando e Thiago Maia são ótimas alternativas. Logo, Ronaldo vai precisar se destacar para ter chance diante desses colegas.
Essas alternativas do time colorado mostram que o sistema defensivo é onde o Inter mais encontra problemas. Clayton Sampaio e Rogel ainda não convenceram. Gabriel Mercado não voltará em breve. Vitão é a única unanimidade da posição. É arriscado seguir a temporada assim. Por isso, essa deve ser a prioridade da direção na busca por novos reforços.