Os brasileiros já começaram os preparativos para acompanhar e torcer pela Seleção na Copa do Mundo Feminina. Por meio do Movimento Verde Amarelo, popularmente conhecido como a torcida organizada brasileira em todos os esportes, diversos torcedores estão sendo mobilizados para acompanhar o Brasil na Austrália e na Nova Zelândia. Até o momento, faltando cinco dias para a estreia contra o Panamá, cerca de 700 pessoas confirmaram presença em eventos pré-jogo.
A coluna conversou com Mariana Neme, integrante do movimento e representante no comitê feminino, para saber mais detalhes. Do Brasil, estão partindo 15 membros da organização, mas uma mobilização já foi criada com a comunidade brasileira na Austrália, além do envolvimento de representantes espalhados ao redor do mundo.
Uma das principais ações será o tradicional "esquenta" antes das partidas. Estes eventos estarão em três cidades-sede da Austrália: Adelaide, Brisbane e Melbourne. Eles iniciarão cinco horas antes dos jogos e haverá festa brasileira regada a batucada e músicas que foram feitas especialmente para a Seleção Feminina. Também serão preparadas faixas em homenagens às jogadoras.
Para que tudo ficasse pronto para a estreia, os preparativos começaram em janeiro. Uma das principais dificuldades foi encontrar parcerias para ajudar a viabilizar os custos da viagem. Será a segunda vez em que o movimento irá para uma Copa do Mundo Feminina.
— Acredito que, desta vez, a Copa está com maior visibilidade e apoio. Nosso lema é: Copa é Copa, futebol é futebol, e nós torcemos juntos. Estamos buscando romper as barreiras em relação à resistência ao futebol feminino. Esta estrela vem e estamos indo buscá-la — destacou Mariana.
A estreia do Brasil será no dia 24, contra o Panamá, às 8h (horário de Brasília), no Hindmarsh Stadium, em Adelaide. Na sequência, enfrentará a França, no dia 29, às 7h, no Brisbane Stadium. A última rodada, diante da Jamaica, será no dia 2 de agosto, às 7h, no Melbourne Rectangular.