Setor que gera renda e emprego, especialmente no Rio Grande do Sul, a indústria do vinho brasileiro viu suas vendas crescerem 39% nos quatro primeiro meses desse ano, na relação com o mesmo período de 2019. Foram 4,4 milhões de litros entre janeiro e abril – comparados com 3,2 milhões no primeiro quadrimestre do ano passado.
– As pessoas ficaram mais em casa e escolheram como companhia uma bebida essencialmente sociável e que faz bem pra saúde, se consumida com moderação – avalia o presidente da Associação Brasileira de Sommeliers no RS, Orestes de Andrade Jr.
Para o presidente da União Brasileira de Vitivinilcura, Deunir Argenta, o resultado também é consequência da agilidade das vinícolas, que passaram a investir mais em canais de venda online, onde o aumento de procura chegou a 80%.
Os importados também tiveram aumento de vendas, 7%. O número é bem menor que o dos nacionais devido, basicamente, ao dólar alto e às dificuldades logísticas para importação e distribuição.
Mas houve um segmento no qual, compreensivelmente, houve queda de venda e de consumo. Os espumantes nacionais venderam menos 25% no primeiro quadrimestre de 2020. O cancelamento de eventos como aniversários e casamentos, além de um ambiente menos propício a celebrações levaram à retração. Apesar disso, o maior volume de consumo é no fim do ano quando, todos esperamos, poderemos bridar juntos à esperança de um 2021 melhor.