Mesmo que as eleições municipais ocorram nesse ano, uma parte importante do eleitorado pensará duas vezes antes de sair de casa para votar. A fase aguda da pandemia poderá ter passado até o final do ano, mas as pessoas com mais idade precisarão seguir resguardadas, pelo menos até que se encontre uma vacina ou remédio, já que o índice de letalidade da covid-19 é maior entre quem tem mais de 60 anos.
Pela lei, o voto é facultativo para os brasileiros com mais de 70 anos. Em 2018, eram 12 milhões, de acordo com o TSE, e 824 mil no Rio Grande do Sul, dos quais cerca de 350 mil compareceram às urnas para eleger o presidente, governador, deputados e senadores. Especialmente em municípios menores, onde há incidência de faixas etárias mais altas é superior, a abstenção grisalha pode fazer diferença no resultado. Sabe-se que eleitores mais maduros tentem a ser mais conservadores, o que explica, em parte, o crescimento desse segmento em um país que tem a cada dia menos jovens e mais idosos.
Os primeiros movimentos nesse sentido já foram feitos. Durante a semana, o futuro presidente do TSE, ministro Luis Roberto Barroso, lançou a ideia de dividir a votação em dois dias, ou reservar horário específicos mais os brasileiros mais idosos. Mesmo que pareça mais complicada, a primeira ideia ajudaria a distribuir melhor o fluxo de eleitores e, com isso, minimizar a ausência de urnas eletrônicas, cuja compra foi interrompida pela pandemia. Consultado sobre o tema, o futuro presidente do TRE gaúcho, desembargador André Luiz Villarinho, apoia irrestritamente uma solução que dê segurança aos gaúchos grisalhos no dia da eleição. As definições sobre eventual adiamento e regras específicas do pleito que elegerá prefeitos e vereadores devem ser tomadas a partir do mês que vem.
Mais numerosos e mais relevantes
Os resultados do estudo exclusivo, realizado pela SeniorLab, consultoria especializada em 60 +, vieram do cruzamento dos dados da mais recente Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio do IBGE, realizada no quarto trimestre de 2019, com números do Contador da População 60+: