Tem DNA gaúcho uma novidade que vem para ajudar indústrias a adequarem seus produtos às necessidades dos consumidores 60+, que assim também poderão escolher itens mais apropriados às suas conveniências. Será lançada nesta segunda-feira, em São Paulo, durante a Longevidade Expo+Fórum, a Certificação Selo Funcional, criada para avaliar e avalizar itens que serão utilizados ou manuseados pelo público sênior. Alguns aspectos estudados são biomecânica, usabilidade, facilidade de manipulação, design apropriado, materiais e redução de riscos de acidente. Tudo seguindo padrões determinados pela geriatria.
A certificação para produtos 60+ é uma iniciativa que reúne SeniorLab, Instituto Moriguchi, Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos e Clínica João Senger. O público maduro e de cabelos prateados ganha a cada dia um proporção maior na população brasileira, pela maior longevidade e menor taxa de fecundidade. Mas há consenso que boa parte dos produtos e serviços ainda não atende as especificidades, hábitos e aspirações desta faixa etária.
O evento na capital paulista vai até terça-feira, 1º de outubro, que, aliás, é o Dia Internacional da Pessoa Idosa.