Uma lista de projetos estratégicos para o desenvolvimento do Estado foi definida pelo Cresce-RS, movimento formado por chefes de poderes, universidades, órgãos de fiscalização e associações empresariais. A equipe elencou 17 temas, que serão monitorados e merecerão iniciativas concretas a partir de setembro. Outras frentes poderão ser agregadas depois.
A iniciativa buscará soluções em três eixos: infraestrutura e logística, desburocratização e fomento por meio do Banrisul e do Badesul.
Alguns dos temas: expansão da pista do Salgado Filho, agilização dos licenciamentos ambientais, obras de estradas, energias renováveis, retorno do status de livre de febre aftosa sem vacinação, saúde, além da simplificação da compensação e ressarcimento de tributos.
Todos os itens da proposta foram validados na manhã de segunda-feira, no Memorial do Legislativo do Rio Grande do Sul, por representantes das entidades. O lançamento do projeto ocorre entre o final de agosto e o início de setembro, ocasião em que o governo do Estado se juntará à discussão para fornecer um panorama da situação e dos entraves de cada projeto.