Poucas vezes na história do futebol se viu algo assim. No jogo dessa terça-feira (09) entre Internacional e Palestino, cerca de 80% da torcida visitante vibrou com os cinco gols, os dois do time chileno e os três colorados.
O fenômeno se explica pela formação da identidade dos imigrantes e seus descendentes, que vieram do Oriente Médio para o Rio Grande do Sul. De acordo com o presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil, Elayyan Aladdin, a maioria dos 400 torcedores que ocuparam o espaço destinado aos visitantes no Beira-Rio era formada por colorados de origem palestina – muitos, inclusive, usavam a camiseta colorada.
Elayyan faz questão de agradecer à torcida e à direção do Inter pela forma carinhosa com a qual todos foram tratados. O agradecimento oficial chegará ao Beira-Rio ainda hoje. Antes do jogo, durante a concentração no Parque Marinha do Brasil, houve confraternização e churrasco. Elayyan ressalta que nem foi preciso escolta da Brigada Militar na caminhada até o estádio.
Para a maioria dos imigrantes palestinos e de seus descendentes que vivem no Rio Grande do Sul, a noite de terça-feira foi de soma e não de divisão.