O símbolo escondido de Porto Alegre vai ficar, por alguns dias, bem mais perto das pessoas. Essa é uma das surpresas preparadas pela prefeitura para a Semana de Porto Alegre, entre 27 e 30 de março.
A empresa JOG vai montar um andaime em volta da estátua, sem custo para os cofres públicos, deixando-a praticamente ao alcance das mãos de quem for até lá conferir, além de proporcionar enquadramentos novos para selfies.
Além do andaime que cercará a obra de Antônio Caringi por todos os lados, haverá guias para contar a história da estátua. Food trucks, área coberta, banheiros químicos e bancos farão parte da estrutura.
A iniciativa foi planejada a partir de uma provocação do prefeito Nelson Marchezan, que queria aproximar o Laçador da população. O secretário da Cultura, Luciano Alabarse, e o coordenador de Patrimônio e Memória da Capital, José Francisco Alves, coordenam os trabalhos.
O evento em torno do Laçador será uma oportunidade única. A estátua será retirada de onde está ainda este ano para restauração. Depois, a tendência é que seja colocada em um novo endereço, com mais visibilidade e destaque.