Lataria sucateada, placas enferrujadas e pneu murchos.
O número de carros abandonados nas ruas de Porto Alegre praticamente dobrou em 2018. De janeiro a outubro deste ano já foram abertos 639 processos para informar a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) o abandono de veículos pela cidade.
É uma alta de 93% em relação aos doze meses de 2017. No ano passado inteiro, a prefeitura contabilizou 331 veículos em situação de abandono. Em 2016, foram 540.
Em muitos dos casos, os veículos ocupam espaço nas vias públicas em áreas onde a oferta de vagas de estacionamento gratuitas já é precária.
Grande parte dos veículos são retirados do local pelos proprietários na primeira notificação, quando um adesivo informando da necessidade de remoção é colado no para-brisa. Sem manifestação do proprietário, o carro é enviado ao depósito e vai a leilão após 90 dias.
Como funciona o o processo de recolhimento de veículos:
1 - Abertura de processo pelo telefone 118 da EPTC.
2 - Aviso é encaminhamento ao setor de sucatas.
3 - Funcionários da prefeitura realizam vistoria. Confirmado o mau estado de conservação, é feito um termo de constatação (TC) do abandono.
4 - Os fiscais retornam ao local 30 dias após a primeira visita.
5 - Se o veículo permanece lá é feita uma notificação extrajudicial ao proprietário quanto à irregularidade e dado prazo de 10 dias para a retirada do veículo.
6 - Recolhimento do veículo ao Depósito Municipal (no 11º dia).
7 - Leilão do veículo pelo município, após 90 dias do recolhimento, se não houver manifestação do proprietário.