Em resposta ao apelo de Lya Luft, Nelson Marchezan afirma que tem recebido muitas manifestações de problemas em Porto Alegre. Para o prefeito, a contribuição de todos, a exemplo da assinada pela romancista – a quem chama de escritora ilustre –, será sempre bem-vinda.
Acrescenta que a avaliação de formadores de opinião é importante para encarar os problemas. Segundo Marchezan, essa postura pode contribuir não só para tapar os buracos das ruas, mas também os de outras áreas, como a das finanças municipais.
A resposta:
"Recebo muitas manifestações de problemas da cidade. Mas nenhuma de escritora tão ilustre e publicada em coluna com tamanha repercussão. Os buracos da sua rua são muito importantes, e a prefeitura está agindo para solucionar problemas de pavimentação não só da Nilo Peçanha como de toda a cidade. As palavras de formadores de opinião em espaço nobre são importantes e podem ser muito produtivas. Contribuindo para tapar não só os buracos das ruas nas quais eles transitam, mas os buracos nas finanças de Porto Alegre; os buracos da falta de carga horária para alunos em escolas municipais – o que colaborou para seus baixos níveis de aprendizado; os furos nas contas do DMAE, que deixam mais de 40% do esgoto produzido na cidade sem tratamento; os buracos nas contas do DEP, que deixam milhares de porto-alegrenses tendo de sair de suas casas com água suja pelos joelhos, 180 mil desempregados, 100 mil em habitações desumanas etc. Estamos trabalhando para enfrentar problemas históricos da cidade, e a contribuição de todos será sempre bem-vinda."