Mãos opostas
O cumprimento entre Michel Temer e Donald Trump na cúpula do G20, na Alemanha, selou também o encontro de mãos que chamam atenção, na internet, por motivos opostos. Temer, 1m70cm, pelas mãos grandes. Trump, 1m88cm, pelas mãos pequenas. O Informe conversou com o ortopedista Rafael Pêgas Praetzel, do Instituto da Mão, sobre o brasileiro.
A origem
Segundo o ortopedista, o fenótipo pode ter influenciado para que Temer, mesmo não sendo alto, tenha mãos grandes (o presidente é de origem libanesa). Mas há outros fatores que as fazem parecer maiores. Temer provavelmente sofreu um encolhimento natural do tronco ao longo dos 76 anos. Como o mesmo não ocorre com os braços e as mãos, a tendência na velhice é os membros parecerem mais longos.
O formato
Analisando fotos do presidente como esta abaixo, Praetzel enxerga sintomas de artrose, resultado do desgaste da cartilagem entre os ossos da mão, o que causa dor e inchaço nas articulações. Há duas consequências estéticas:
1. A mão perde a curvatura no pulso, desaparecendo o limite do antebraço e dando a impressão de o membro estar alongado.
2. Passado cada inchaço, os dedos não voltam exatamente ao formato inicial. Ficam gradativamente mais curvos e "frouxos".
– É como um balão que você enche de ar e depois tira. Ele fica vazio, mas murcho – explica o ortopedista.