Quem disse que para ter bom condicionamento e ter uma vida saudável é preciso ser magro? A americana Maria Odugba mostra que não. Com quase 180 quilos, a jovem, que vive na cidade de Daytona Beach, na Flórida, tem mais flexibilidade que muito marmanjo viciado em academia. De uma forma bem humorada e demonstrando preocupação com a saúde – e não a busca pelo corpo perfeito – conquistou milhares de seguidores nos Instagram. Já são mais de 56 mil.
O segredo para tamanha elasticidade, ela conta, é a prática de yoga. Todos os dias ia para o ginásio em que trabalhava e passava horas esticando-se e praticando poses.
– Eu sempre tive alguma flexibilidade, mas a maioria dela veio de trabalho duro.E tudo é feito com muito conhecimento. Maria é bacharel em Esportes e Ciência do Exercício e atualmente cursa mestrado em Fisiologia do Exercício.
A yoga, conta Maria, começou como diversão e acabou se tornando uma paixão. Mas não é a única atividade que a jovem pratica. Junto com musculação e exercícios aeróbicos – acompanhados de mudanças saudáveis na alimentação – já perdeu mais e 120 libras (cerca de 54,5 kg).
Confira o bate-papo de Maria com o Informe Especial:
Qualquer um pode praticar yoga e ter uma vida fitness?
Não importa o tamanho do seu corpo, todos pode ser ativos. Há um estereótipo enorme que as pessoas com sobrepeso não podem viver vidas saudáveis. Algumas pessoas têm problemas médicos que os impedem de perder peso. Nem todas as pessoas com sobrepeso são preguiçosas ou têm hábitos pouco saudáveis. Alguns estão tentando o melhor para se exercitar diariamente e consumir uma dieta saudável. Se alguém quiser fazer algo, eles devem sair lá e fazê-lo. Você tem que começar em algum lugar.
Sua flexibilidade é incrível.Como você aprendeu isso?
Aprendi minha flexibilidade pela prática. Todos os dias eu ia para o ginásio que eu trabalhava e depois passei horas esticando e praticando poses. Eu sempre tive alguma flexibilidade, mas a maioria dela veio de trabalho duro e prática.
Você se sente um modelo para as pessoas?
Eu nunca imaginei que eu seria considerado um modelo para as pessoas, mas eu acredito que sou um. Muitas mulheres e homens têm medo de ficar ativos e saudáveis porque eles não têm ideia por onde começar e sentem que não vão ter sucesso já que estão muito fora de forma ou excesso de peso. Quando as pessoas me vêem eles vêem alguém como eles que está tentando perder peso, ficar ativo e viver um estilo de vida saudável e eles são capazes de ver que é possível.
Quem você tem como inspiração?
São as jovens que me contatam diariamente pedindo conselhos e ajuda. Muitos deles me dizem que são intimidados e ridicularizados por serem "gordos" ou com excesso de peso e por causa de mim eles estão aprendendo a amar a si mesmos e ficar saudáveis. Eu sempre disse que eu quero ser a pessoa que eu precisava quando eu era mais jovem ... e eu finalmente estou conseguindo fazer isso.