Ao longo da semana, desenvolveu-se um acalorado debate sobre o ex-presidente do Brasil – iniciado pelo texto "Os grevistas não sabem, mas estão protestando é contra Lula", publicado na superedição anterior (28/4). A saudável discussão terminou, ao contrário do esperado, em café.
Acompanhe, em ordem cronológica:
1. Tulio Milman: Os grevistas não sabem, mas estão protestando é contra Lula
2. Luiz Fernando Mainardi: A greve foi um clamor por Lula!
3. Criticar Lula não é criticar o PT
4. Luiz Fernando Mainardi: Por que o ódio contra Lula?
Confira o desfecho:
S'il vous plait
O satélite lançado com festa durante a semana tem quase nada de brasileiro, a não ser a bandeira pintada na parte externa. É um projeto francês com praticamente nenhum componente nacional.
Autoestima
Enquanto muitos gaúchos duvidam do próprio futuro, a Alemanha vem dando sinais de que acredita – e muito – no Rio Grande do Sul. A chegada da Fraport ao Salgado Filho, os investimentos na ampliação da SAP e a criação do Centro de Estudos Alemães e Europeus são apenas três dos exemplos recentes.
Subiu a ponte
Embarcar para São Paulo, principal destino nacional para quem sai de Porto Alegre, está mais salgado. Só nos primeiros três meses do ano, o preço médio da passagem aérea subiu 7% em relação ao ano passado. Bem acima da inflação, 4,57%.
Sem base
Há pouco mais de uma semana, o governador José Ivo Sartori anunciou que gostaria de ver o pacote de reforma do Estado votado imediatamente na Assembleia. A estratégia não deu certo.
TRIBUNA – Aqui, o leitor tem a palavra final
É impressionante a visão deturpada com que alguns jornalistas da RBS veem os fatos. Te preocupa mais com a tua cidade, cara, larga o Lula e a Dilma de mão, vai cuidar da tua família.
Jaí Strapazzon
Quero parabenizá-lo pela esclarecedora, lúcida e corajosa crônica. Eu, assim como a maioria dos eleitores brasileiros, acreditei e votei no Lula em 2002, para ser o presidente do nosso amado Brasil. Porém, já em 2006, não votei pela reeleição de Lula, pois eu tinha a percepção de que havia algo de muito podre em seu governo(...). Precisamos de mais jornalistas e repórteres com a sua lucidez e coragem para esclarecer nossa gente. Tomei a liberdade de compartilhar com amigos e grupos a referida crônica.
Augusto Rocha
Achei lamentável a tua coluna atacando o LULA, a tua tese não supera os fatos a seguir mencionados, LULA é o maior líder vivo da América Latina, saiu com 87% de aprovação, pesquisas mostram que é considerado o maior presidente da história do Brasil, DATAFOLHA dias 9 e 10 de abril de 2015, LULA 50%, FHC 15%, Getúlio Vargas 6%, DATAFOLHA, e, apesar dos ataques midiáticos, nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2016, LULA 37%, FHC 15%.
Carlos Pauletto
Excelente teu artigo. É raro encontrar um texto tão claro e verdadeiro. Honra o jornalismo rio-grandense porque repõe a verdade do que aconteceu no Brasil nesses anos de Lula/PT que infelicitaram o país. Parabéns.
Armando Fialho Fagundes