Contêineres para receber presos provisórios. A medida vem sendo estudada pelo governo estadual. Diante das cenas de viaturas e delegacias usadas como cadeia, a Secretaria de Segurança busca uma solução emergencial.
VENTILAÇÃO
Mesmo que não seja a solução ideal, a utilização de contêineres como celas é infinitamente melhor do que a situação atual. A ideia é ocupar parte do antigo Centro Vida, na Baltazar de Oliveira Garcia. O pé-direito é alto, o que garantiria o mínimo conforto térmico.
EXPERIÊNCIA PRÓPRIA
Contêineres são amplamente usados em bases científicas, militares, lojas e restaurantes. Quando visitei o Haiti a convite do Exército Brasileiro, em 2012, dormi em um deles. Em condições totalmente dignas.
O IDEAL E O POSSÍVEL
O esforço para resolver o problema da falta de vagas nos presídios incluiu até uma sondagem sobre o uso de um barco, a ser ancorado no Guaíba, para receber os presos. Se o contêiner não é a solução ideal, talvez seja uma das únicas possíveis no curtíssimo prazo. Uma decisão que a sociedade terá de tomar. Rapidamente.
COMPLIMENTI
Um dos maiores nomes do empreendedorismo gaúcho e brasileiro, Raul Randon foi indicado para receber a Láurea Honoris Causa em Engenharia de Gestão da Universidade de Pádua, na Itália.
BOA NOTÍCIA
O almoço da Bienal do Mercosul, oferecido pelo médico Gilberto Schwartsmann, reuniu empresários, artistas e amantes da arte. Foi uma demonstração de vontade coletiva em prol da continuidade do evento.São boas as chances de que tenhamos uma nova exposição em 2017. Para isso, é fundamental apostar em uma curadoria agregadora e competente. A gestão do conflito e da pseudoerudição, definitivamente, não funciona mais.
MUDANÇA
Álvaro Franco é o novo representante regional do Ministério da Cultura para RS, SC e PR. Franco participou, sempre em funções de destaque, do Fronteiras do Pensamento, do Projeto Copesul e do Memorial Erico Verissimo. É formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-RS. Tem pós-graduação em Planejamento Estratégico pela Escola Superior de Guerra e MBA em Marketing pela FGV.
TESTEMUNHO
Jango e eu – Memórias de um exílio sem volta, escrito por João Vicente Goulart, filho do ex-presidente, será lançado em Porto Alegre no mês que vem. Confira a capa e um trecho exclusivo do livro, em primeira mão.
O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO?
Na reta final, em busca dos últimos votos
Tradução: A nossa história do retorno da América começa no dia 8/11/16. Juntos, faremos a AMÉRICA SEGURA & GRANDE outra vez para todos.
Tradução: Nossos filhos e netos olharão para o passado e verão a escolha que fizemos. Vamos fazê-los sentir orgulho.