Sinal Vermelho 1
Se Nelson Marchezan acha que a Carris é mal gerida, esperem para ver o que ele dirá quando tiver que se confrontar com este número: 35% das viagens do sistema de ônibus da Capital são gratuitas. Isenções e mais isenções. O preço vai acabar na tarifa. Não, a culpa não é só da Carris.
Sinal Vermelho 2
Nos primeiros meses deste ano, o número de passageiros pagantes no sistema de ônibus da Capital caiu 9%. Motivos: crise e falta de segurança. Em algumas linhas, a queda chegou a 20% nos horários noturnos. O medo dos assaltos e das balas perdidas está enfartando a cidade.
Sinal Vermelho 3
Outro dado útil para a equipe do novo prefeito. Em 2010, havia 1,5 mil ônibus na Capital. Hoje, são 1.715. As pressões pelo aumento do número de linhas e da frequência dos veículos aumenta, mas as receitas caem.Não há sinais de que a tendência seja revertida.
Sinal Vermelho 4
O diretor da EPTC, Vanderlei Cappellari, já se comprometeu a conduzir uma transição absolutamente transparente. Cappellari tem uma convicção: o maior desafio do novo governo municipal na área em que coordena é viabilizar o transporte público na Capital.Os problemas e as soluções vão muito além da privatização – ou não – da Carris.
Pente-fino
Próxima atração: análise das prestações de contas dos candidatos. Grandes emoções são esperadas.
Aperto
O prefeito eleito Luiz Carlos Busato vai cobrar todas as contrapartidas possíveis do governo do Estado em relação ao complexo prisional de Canoas.
Sem Caixa-Preta
Empreendedores gaúchos estão trazendo ao mercado um aplicativo que promete ajudar na gestão dos condomínios. Com lançamento marcado para o dia 17, o SmartCom System For Condo permite que os moradores acompanhem dados como despesas e uso de áreas sociais direto do celular.
Caindo de Maduro
Difícil mesmo é votar nos Estados Unidos. De um lado, um candidato acusado de fascista. De outro, uma candidata acusada de mentirosa.E, no meio de tudo isso, o mundo por um fio.
Tweet do dia: