Não haverá debate, as diferenças são sutis, mas importantes. Os dois candidatos à presidência do Tribunal de Justiça do Estado serão entrevistados, separadamente, na edição de amanhã do Justiça Gaúcha. Luiz Felipe Silveira Difini e Guinther Spode apresentarão suas propostas para a gestão 2016-2018. Horário de exibição: partir das 22 horas, na UNITV, canal 15 da NET, com reprises. A eleição é no dia 14.
Diante do quadro de incertezas de conflitos, o futuro do Estado passará, necessariamente, pelo Judiciário gaúcho. Por isso, é fundamental conhecer as ideias do futuro presidente do poder mais poderoso da democracia. Mesmo que as entrevistas tenham sido concedidas a um programa do próprio tribunal.
Difini e Spode imprimiram suas propostas de gestão. Dois pontos:
1. Spode: refere as dificuldades administrativas, financeiras e orçamentárias que o Judiciário deverá enfrenterar e defende "maior firmeza de propósitos, capacidade de dialogo e de negociação" diante do quadro de crise por que passa o país e, "principalmente, o Estado".
2. Difni: entende que "o indispensável diálogo institucional deve ser mais equilibrado e com reciprocidade, pois o Judiciário deve auxiliar o poder Executivo dentro de suas possibilidades, mas deve receber o correspondente e equitativo apoio para seus projetos administrativos".