Um dos mais instigantes filmes da temporada é O Homem dos Sonhos (Dream Scenario, 2023), que segue em cartaz nos cinemas. Sob direção do norueguês Kristoffer Borgli, Nicolas Cage interpreta um professor universitário que leva uma vida absolutamente comum ao lado da esposa e das duas filhas, mas que acaba ganhando fama global ao aparecer nas fantasias noturnas de quase todo mundo. Não raro, em situações de perigo ou terror — ou ainda eróticas.
O enredo permite a Borgli criar cenas que embaralham o real e o imaginado e abordar os fenômenos midiáticos, a fabricação da fama, o narcisismo patológico e a cultura do cancelamento.
Seja pelo surrealismo da trama, seja por características do protagonista, seja pelos temas abordados, O Homem dos Sonhos convida a revisitar outros títulos, quase todos disponíveis no streaming. Confira:
1) O Ano Passado em Marienbad (1961)
De Alain Resnais. Em um castelo ou hotel, um homem fala repetidamente para uma mulher que eles passaram o ano anterior juntos, mas ela diz que ele está enganado. Obra-prima do cinema surrealista, tem uma estrutura narrativa enigmática e não convencional, misturando "realidade" e sonho e confundindo as relações temporais e espaciais. (Lançado em DVD pela Versátil, no volume 1 da coleção Nouvelle Vague)
2) Zelig (1983)
De Woody Allen. Se o personagem de Nicolas Cage se infiltra nos sonhos de todo mundo, neste genial falso documentário Leonard Zelig é um sujeito camaleônico que, graças ao dom de modificar sua aparência para agradar aos outros, acaba se insinuando em muitas situações históricas das primeiras décadas do século 20. (Lançado em DVD pela Fox)
3) A Hora do Pesadelo (1984)
De Wes Craven. Referenciado em O Homem dos Sonhos, Freddy Krueger é um dos mais icônicos personagens do terror. Fruto do estupro coletivo de uma freira em um velho manicômio da Rua Elm (daí o título original, Nightmare On Elm Street), ele invade os sonhos de adolescentes para matá-los. (Max)
4) A Morte nos Sonhos (1984)
De Joseph Ruben. Dennis Quaid interpreta um paranormal que entra nos sonhos das pessoas para livrá-las de traumas e pesadelos recorrentes. O sujeito é recrutado para ajudar o presidente dos EUA, abalado por sonhos com a guerra nuclear — estamos na época da Guerra Fria —, e acaba desvendando uma conspiração. (Plex)
5) Sonhos (1990)
De Akira Kurosawa. Uma coleção com oito curtas do mestre japonês. Em um deles, um estudante de artes descobre-se dentro dos quadros de Vincent Van Gogh, a quem encontra em um campo aberto — o pintor holandês é encarnado pelo cineasta Martin Scorsese. (Aluguel em Amazon Prime Video, Apple TV, Google Play e YouTube)
6) Ladrão de Sonhos (1995)
De Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro. Atormentado por sua incapacidade de sonhar, um cientista rapta crianças para roubar seus sonhos. Assim, ele poderia interromper seu envelhecimento. Mas, por ser temido pelos piás, o vilão só consegue seus pesadelos. (Lançado em DVD pela Universal)
7) O Show de Truman (1998)
De Peter Weir. O personagem interpretado por Jim Carrey descobre que tudo em sua vida é uma encenação, assistida por milhões de pessoas. O tempo sublinhou o aspecto visionário do filme com Jim Carrey, em sintonia com a era da fama instantânea via reality shows e da curiosidade voyeur. (Aluguel em Amazon Prime Video, Apple TV e Google Play)
8) Quero Ser John Malkovich (1999)
De Spike Jonze. Neste filme que revelou o talento do roteirista Charlie Kaufman, um titereiro (John Cusack) descobre no escritório onde trabalha um portal que dá acesso ao cérebro do ator John Malkovich (vivido por ele próprio). (Canal Telecine do Amazon Prime Video e do Globoplay)
9) A Cela (2000)
De Tarsem Singh. Belíssimo visualmente, mas merecidamente espinafrado pela crítica, este filme traz Jennifer López no papel de uma terapeuta infantil capaz de entrar na mente das pessoas. Ela é convocada pelo FBI para se aventurar no interior de um assassino em coma, a fim de descobrir o paradeiro de uma de suas vítimas. (Aluguel em Amazon Prime Video e Apple TV)
10) Cidade dos Sonhos (2001)
De David Lynch. Mulholland Drive, o título original, faz referência à icônica via de Hollywood pela qual se entra em um instigante labirinto narrativo.
De abordagem corrosiva sobre as engrenagens da indústria cinematográfica que devoram sonhadores ingênuos à densa imersão por postulados psicanalíticos em torno da questão de identidade e memória, Cidade dos Sonhos abre-se a múltiplas camadas de absorção diante do espectador. Na trama, Naomi Watts interpreta Betty Elms, uma jovem aspirante a atriz que vai tentar a sorte em Hollywood, onde fica hospedada no apartamento de uma tia que viajou. Justo ali vai parar uma mulher, Rita (Laura Harring), que perdeu a memória após um acidente de carro. (Canal Telecine do Amazon Prime Video e do Globoplay)
11) Donnie Darko (2001)
De Richard Kelly. Encarnado por Jake Gyllenhaal, o protagonista deste cultuado filme é um jovem brilhante e excêntrico que sofre de um distúrbio que o faz acordar em lugares estranhos e tenha visões bizarras durante o dia, como a de um coelho monstruoso que apenas ele consegue ver. (Amazon Prime Video)
12) Waking Life (2001)
De Richard Linklater. O longa de animação foi primeiramente gravado em vídeo com atores de carne e osso. Depois, as imagens foram retrabalhadas por uma equipe de mais de 30 artistas. O resultado do cruzamento entre imagem fotografada e imagem desenhada é um universo onírico. E um sonho interminável é o que parece viver o anti-herói de Waking Life, que passa o filme inteiro na dúvida se está dormindo ou acordado. Enquanto vaga por seu mundo incerto, o protagonista encontra personagens e ouve dezenas de teorias sobre o sentido da vida — desde mirabolantes teses científicas até delirantes mistificações esotéricas. (Lançado em DVD pela Fox)
13) Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)
De Michel Gondry. Fábula romântica que valeu a Charlie Kaufman o Oscar de melhor roteiro original, mostra de forma inventiva e tocante uma gincana pelos labirintos da mente de um sujeito (Jim Carrey) que se arrepende de apagar a ex-namorada (Kate Winslet) de sua memória, como ela fez com ele. (Canal Telecine do Amazon Prime Video e do Globoplay)
14) Paprika (2006)
De Satoshi Kon. Nesta animação japonesa, três cientistas desenvolvem uma máquina que permite gravar e assistir a sonhos. Mas o dispositivo é roubado, e, para recuperá-lo antes que vá parar nas mãos de um terrorista dos sonhos, um detetive e um terapeuta se aliam. (Aluguel em Amazon Prime Video e Apple TV)
15) Sinédoque, Nova York (2008)
De Charlie Kaufman. Como o protagonista de O Homem dos Sonhos, o personagem de Philip Seymour Hoffman é um homem branco de meia-idade que não consegue suportar a sua realidade. Trata-se de um diretor de teatro que chegou ao fundo do poço e fica cada vez mais alienado. Então, ele cria uma peça para imitar sua vida e encontrar soluções para seus problemas verdadeiros. Quanto mais ele se dedica a esse projeto, mais fundo ele cava um buraco para si mesmo. (Lançado em DVD pela Imagem Filmes)
16) A Origem (2010)
De Christopher Nolan. Leonardo DiCaprio faz um ladrão de sonhos que desta vez é contratado para inserir (a inception do título original) uma ideia na cabeça do herdeiro de uma megacorporação (Cillian Muprhy). Talvez seja o único filme de ação feito para psicanalistas, abordando questões como a interpretação dos sonhos, os arquivos secretos nos escaninhos da mente, as projeções que fazemos de quem nos cerca e de nós mesmos, a engenharia da identidade, a tênue fronteira entre memória e imaginação e os mecanismos de defesa do inconsciente. (Max)
17) Caminhos da Memória (2021)
De Lisa Joy. Hugh Jackman é um veterano de guerra que, em uma Miami futurista, sobrevive operando o que é conhecido como uma "máquina da reminiscência", tecnologia que permite aos clientes revisitarem memórias, experimentando-as novamente como se estivessem lá. O protagonista vai ficar obcecado em reencontrar uma cantora de boate vivida por Rebecca Ferguson. (Amazon Prime Video e Max)
18) Doente de Mim Mesma (2022)
De Kristofer Borgli. Jovem norueguesa (Kristine Kujath Thorp) faz de tudo para chamar mais atenção do que o namorado, um artista contemporâneo, numa narrativa que por vezes embaralha o real e o imaginado. (MUBI)
19) Beau Tem Medo (2023)
De Ari Aster. O ansioso e paranoico Beau (Joaquin Phoenix) vive sozinho em apartamento no centro de uma cidade qualquer. Incidentes — reais ou fantasiosos — tornam a viagem para visitar sua mãe castradora uma odisseia surreal por memórias, traumas, sonhos e desejos. (Amazon Prime Video)