Um mangá com mais de 50 milhões de exemplares vendidos no Japão virou live action da Netflix e estreia na plataforma nesta quinta-feira (14), com cinco episódios dirigidos por Shô Tsukikawa. Yu Yu Hakusho foi escrito e ilustrado por Yoshihiro Togashi, mesmo autor de Hunter x Hunter, que tem uma versão animada também disponível no streaming.
A Netflix vem investindo na adaptação de quadrinhos ou animes japoneses. Em 2020, lançou Alice in Borderland, que terá uma terceira temporada; em 2021, Cowboy Bebop, que só durou uma temporada; e, no final de agosto, One Piece, que se tornou um fenômeno mundial.
O mangá Yu Yu Hakusho conta a história de Yusuke Urameshi, um delinquente juvenil que morre atropelado ao tentar salvar a vida de uma criança e, a partir disso, passa a ser um detetive sobrenatural. Seu grande rival na Terra, Kazuma Kuwabara, acaba desenvolvendo um sexto sentido e se tornando um aliado. Entre os outros personagens, estão Kurama, que tem uma rosa que se transforma em um chicote de espinhos, e Hiei, um ladrão e espadachim que fugiu do Mundo das Trevas.
A revista Weekly Shōnen Jump publicou os 175 capítulos originais entre dezembro de 1990 e julho de 1994. Yu Yu Hakusho já havia sido adaptado para uma série de animação, com 112 episódios produzidos entre 1992 e 1995. O anime fez sucesso no Brasil, como lembra Rafael Machado Costa, doutor e mestre em História, Teoria e Crítica da Arte e responsável pelo canal no YouTube Ilha Kaijuu, dedicado especialmente a obras japonesas.
— Quando acabou o Cavaleiros do Zodíaco, a TV Manchete usou Yu Yu Hakusho para tentar manter o público. Muita gente que era criança ou adolescente na época tem essa memória — diz o porto-alegrense Rafael.
Por isso, a estreia da série com atores é muito aguardada. Segundo o crítico, fãs vão discutir semelhanças e diferenças com o anime:
— A dublagem brasileira do anime ficou muito famosa, porque fez um esforço para adicionar o humor brasileiro. Alguns dubladores serão mantidos para o live action, mas não sei se a tradução fará um esforço para ser mais literal.
Os motivos da popularidade do mangá que deu origem ao anime e, agora, ao live action são diversos, explica Rafael. Ele cita a construção dos personagens de um jeito que o público consegue se identificar, a presença de temas culturalmente relevantes para o período e um "um vácuo deixado por obras de sucesso que vieram antes".
— O protagonista é um valentão desencaminhado que tem tudo pra ter uma vida fracassada até morrer e voltar à vida com uma segunda chance de fazer algo que valha a pena nessa segunda vez. Ao longo de toda a história, o autor coloca em crise o entendimento do público sobre haver uma bondade inerente aos humanos e uma maldade às criaturas sobrenaturais — comenta o especialista.
A série Yu Yu Hakusho tem roteiro de Tatsurō Mishima, e o principal nome do elenco é Takumi Kitamura (de Tokyo Revengers), também cantor (do grupo Dish) e modelo. Ele encarna o protagonista.
* Produção: Maria Clara Centeno