Disney, Marvel, Universal, Warner, Amazon Prime Video, Globoplay, HBO, Netflix, Telecine, Mauricio de Sousa Produções, JBC, Panini, Riot Games... Para onde você olhar nos vastos corredores da Comic Con Experience, a CCXP 19, vai enxergar os principais players do entretenimento nacional e mundial. Com tantos atrativos, os 115 mil metros quadrados da São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista, já parecem pouco para comportar o público do maior evento de cultura pop da América Latina.
Nesta quinta-feira (5), dia da abertura oficial, filas demoradas se formavam em frente a estandes como o da versão com atores de Mulan, onde se podia fazer tirolesa, e o de Star Wars: A Ascensão Skywalker, que "ensinava" a usar sabres de luz, ou do seriado Carnival Row, da Amazon, que dava asas de fada aos visitantes. O cenário não era diferente no Artists' Alley, o amplo espaço para quadrinistas: para pegar um autógrafo do gaúcho Rafael Grampá, houve quem ficasse umas duas horas esperando. E a quantidade de fãs vestidas como Arlequina prenunciava a euforia pelo painel dedicado ao filme Aves de Rapina, com a presença da atriz Margot Robbie, marcado para as 20h.
— Sempre tínhamos um estoque de ingressos para vender durante a CCXP. Neste ano, não mais. Todos os 280 mil foram vendidos antecipadamente — afirma o empresário e colecionador de quadrinhos Ivan Freitas da Costa, sócio fundador da CCXP.
O gigante quer se expandir. Já está se expandindo, na verdade. No final de junho passado, realizou sua primeira edição no Exterior, a CCXP Colônia, na Alemanha. Agora, começou a vender ingressos para sua versão em alto-mar. Isso mesmo: o CCXP Cruise partirá em 18 de março de 2021 do Porto de Santos. Os bilhetes para o cruzeiro marítimo pelo litoral brasileiro (o destino deve ser Búzios, no Rio de Janeiro) custam entre R$ 6,5 mil e R$ 19,9 mil — valores para duas pessoas. O pacote de luxo é all-inclusive e dá direito a mordomo 24 horas, piscina e restaurante privativos, além, claro, de acesso a eventos especiais da Comic Con Experience.
— Vamos levar um pedaço da CCXP para dentro do navio — diz Ivan.
A embarcação é o Preziosa, da MSC Cruzeiros. Entre as atrações, estarão o palco Thunder Theater, concurso de cosplay, exibição de filmes e maratona de séries, jantares temáticos e, como não poderia deixar de ser, sessões de autógrafos.
A multiplicação não deve parar por aí. Ivan diz que os organizadores da convenção pensam em outras ideias, como esticar o número de dias (atualmente, são quatro, mais a Spoiler Night, para convidados, imprensa e ingressos VIP) ou desenvolver alguns eventos fora do pavilhão. Como diria o Superman, para o alto e avante.
* O jornalista viajou a convite da Amazon Prime Video