Antes de o blog virar coluna no ambiente digital, publicava uma seção chamada "Gatos de Viagem". Eu tenho essa mania, de fotografar os bichanos por toda parte (sempre há um à espreita), assim como, descobri, muitos outros viajantes. Deixei de lado um pouco a publicação, mas não as fotos, que ficam guardadas nos meus arquivos. Pois, dias atrás, recebi de um colega jornalista português, o Joaquim António Emídio, a foto abaixo e o seguinte texto:
Os gatos das livrarias têm mais encanto
"Este gato viu-me comprar uma dúzia de livros num sebo no Rio de Janeiro onde tem pouso certo.
Passei por ele algumas vezes com livros debaixo do braço e a certa altura senti o calor do pêlo a eriçar-se contra os meus braços nus.
Assustei-me da primeira vez mas nas seguintes tentei tirar partido do toque do gato familiarizando-me com ele. Não resultou. Certamente ele percebeu que eu sou muito mais canino que felino.
Não tenho gatos em casa mas adoro ver gatos nas casas dos outros.
Este gato de sebo tem mais encanto; parece que entende de livros, a confiar nos seus olhos verdes, e responde a uma pergunta sobre Camões ou Clarice Lispector sempre da mesma forma; "eu gosto de ler é a dormir em cima dos livros".
Esta foto tem uma particularidade: disse-lhe, assim como quem fala com gatos inteligentes, que conhecia uma gata igualmente muito apaixonada por livros. A resposta foi este elevar do pescoço que aproveitei para o boneco que ilustra o texto."