Quase dois anos atrás, levei visitantes estrangeiros para conhecer a vista de Porto Alegre a partir do morro onde fica o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, na zona sul – na minha opinião, uma das mais bonitas da Capital. Na época, fiquei decepcionada com o fato de, num final de manhã de sábado, a igreja estar fechada, e o entorno, com aspecto de abandono. Publiquei então um comentário na coluna e, meses depois, recebi um e-mail do padre responsável pelo local sugerindo que eu voltasse lá para conferir como havia melhorado.
Demorei para retornar, mas, no último sábado, com temperatura agradável e sol, subi o morro de novo. Desta vez, encontrei a igreja aberta e, de fato, o entorno bem mais arrumado, organizado, ajardinado. Mas o que mais chamou atenção foi encontrar bastante gente visitando, fora e dentro da igreja. Sob a sombra de uma árvore em frente ao santuário, um grupo de trilheiros descansava, fazia piquenique, jogava conversa fora. Bom ver muita vida por lá.
Sobre o santuário
-Concluído no ano de 2000, homenageia Nossa Senhora Mãe de Deus, padroeira de Porto Alegre desde 1773. Com 700 metros quadrados, a igreja está em um terreno de sete hectares.
-Abre todos os dias, das 9h às 18h. Tem missa aos sábados, às 16h, e aos domingos, às 9h, às 11h e às 16h.
Ah, indo ou voltando ao morro do santuário pela Vila Nova, dê uma paradinha no Colônia Villanova (Estrada João Salomoni, 600, loja 101). Dá para tomar só um café ou suco, mas é ótimo para um almoço leve, orgânico ou vegano. E aproveite para levar para casa produtos que são vendidos no armazém do café.