O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Das cinco maiores cidades gaúchas, apenas em Santa Maria a transição para a nova gestão em 2025 anda a passos lentos. Rodrigo Decimo (PSDB), prefeito eleito e atual vice-prefeito, ainda não anunciou nenhum nome para o seu secretariado nem enviou projetos de reforma administrativa ao Legislativo.
A explicação de Decimo é que a primeira ação após ter confirmada a vitória em segundo turno, em 27 de outubro, foi debruçar-se sobre o desenho do novo governo para atender às necessidades da cidade e honrar os compromisso políticos que foram firmados durante o processo eleitoral. Ou seja, o prefeito eleito quis primeiro definir quais seriam as secretarias e a estrutura de cargos da prefeitura antes de indicar nomes para cada uma.
— Apesar de ser uma sucessão do atual governo, afinal de contas sou o vice-prefeito atual, nós queremos dar uma outra batida, outra cara de governo, e para isso nos debruçamos muito em relação à estruturação, às competências de cada uma das pastas. Essa nova proposta não vai gerar mais custos, vamos fazer remanejamento de cargos, para manter os mesmos custos.
De acordo com o prefeito eleito, os projetos de lei com a reforma administrativa serão enviados à Câmara Municipal na próxima segunda-feira (16) — o final de semana será utilizado para refinar os últimos detalhes.
À coluna, Decimo antecipou que irá criar a Secretaria de Segurança Pública, pasta inexistente atualmente em Santa Maria. Além disso, o novo desenho do governo municipal prevê uma pasta própria para o Turismo, que hoje é abraçado pelo Desenvolvimento Econômico.
Por estar "muito sobrecarregada", segundo o prefeito eleito, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos será dividida em duas: uma para cuidar das obras em si, e outra responsável pelos serviços de zeladoria, iluminação e coleta de lixo, por exemplo.
Em Porto Alegre, Sebastião Melo já oficializou três nomes do novo governo. Em Caxias, o também reeleito Adiló Didomenico enviou projetos de reforma para a Câmara. Na Zona Sul, em Pelotas, Fernando Marroni já confirmou sete integrantes do primeiro escalão, enquanto em Canoas Airton Souza já definiu oito nomes do secretariado para 2025.
Nomes a sete chaves
Em relação aos nomes que irão compor o primeiro escalão, Decimo segue com a ideia de anunciar todos de uma só vez, após a aprovação da reforma, na segunda quinzena de dezembro. O prefeito eleito, inclusive, admite que pode começar o governo sem todos os nomes confirmados.
— Para não criar expectativa, especulação, combinamos com a equipe de transição de criar um único anúncio na sequência de que a reforma administrativa for aprovada. Quem sabe até não com todos os secretários, ou com a maioria das pastas.