O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
O escritório de transição do prefeito reeleito Sebastião Melo concluiu a primeira ação desde o início dos trabalhos, em 5 de novembro. Após a primeira rodada de diagnóstico interno, o grupo determinou a revisão do regime de trabalho remoto na prefeitura de Porto Alegre, que será revogado a partir de 1º de janeiro de 2025. Já no primeiro dia da segunda gestão de Melo a frente da Capital, todos os servidores terão que retomar suas atividades presencialmente.
A medida foi confirmada em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do Município na noite desta quinta-feira (14). O objetivo do prefeito é qualificar as entregas da administração. Melo avalia que o teletrabalho foi uma estratégia válida, consolidada na pandemia, mas que "particularidades da área pública" o levaram a uma reavaliação.
— A proximidade física das equipes e a vivência dos desafios da cidade impactam diretamente na redução da burocracia e na agilidade das respostas aos cidadãos, diante do nosso compromisso de melhorar cada vez mais os serviços e a eficiência da máquina — disse o chefe do Executivo após reunião do escritório de transição na manhã de quinta.
São cerca de 1,3 mil funcionários públicos que atualmente trabalham de casa, dos 14.771 servidores ativos entre as administrações direta e indireta. A nova dinâmica de serviço, que será adotada na larga de 2025, será alinhada por cada secretaria nos últimos 45 dias do ano.
— No futuro, a gestão pode retomar atuação remota excepcionalmente em posições nas quais a produtividade indicar ser o mais efetivo — projetou o coordenador técnico da Transição, Marcello Beltrand.
O escritório de transição, instalado por Melo para avaliar sua gestão atual e preparar os próximos quatro anos na prefeitura, prevê novos anúncios "em breve", que ainda não estão confirmados pois precisam de definições a serem tomadas pelo grupo. A reformulação das secretarias e os nomes de quem irá comandar cada pasta sairá das reuniões do escritório.